Estas tendências vão marcar o futuro do trabalho

Está preparado para o futuro do trabalho? De acordo com a Adecco, o mundo VUCA (volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade) traduz aquilo que vão ser as características do mercado laboral daqui para a frente. 

 

A consultora faz notar que as empresas deverão ser globais, digitais, transparentes e dar um maior valor à reputação e à responsabilidade social, acrescentando que surgirão cada vez mais as comunidades de conhecimento colaborativo.

Os profissionais, por sua vez, «deverão ser flexíveis e orientados à inovação permanente». Quer isto dizer que, os profissionais devem ser capazes de adaptar-se à mudança com rapidez e agilidade, bem como assumir uma maior mobilidade e saber trabalhar em ambientes diferentes, como o teletrabalho ou o coworking. «As empresas necessitam de contratar perfis mais inovadores, que desafiem permanentemente o status quo e que assumam com agilidade posições chave», defende-se.

Outra característica das empresas em ambientes VUCA é que «cada vez mais as estruturas empresariais rígidas e hierarquizadas passarão à historia a favor de comunidades de conhecimento colaborativo». Motivo pelo qual «o trabalho em equipa e o trabalho por projectos será a garantia de êxito empresarial».

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

*

MULTIPUBLICAÇÕES

Marketeer
«A marca de uma cidade é poliédrica»
Automonitor
Volvo quer impacto climático neutro em 2040