Estas três escolas portuguesas estão entre as melhores do mundo

Portugal tem três escolas de negócios entre as melhores do mundo, no que diz respeito à formação para executivos, de acordo com o ranking global do jornal britânico “Financial Times” (FT) divulgado hoje, dia 10 de Maio.

 

O Ranking Global do Financial Times Executive Education 2020 é construído por duas componentes – um ranking para os programas de inscrição aberta (open rank), e outro para programas customizados para empresas (custom rank).

A Nova School of Business and Economics (Nova SBE) ocupa o 44.º lugar no ranking global, tendo subido uma posição comparativamente com o ano passado. E o 54.º lugar da tabela, dos programas customizados para empresas, tendo descido duas posições em relação ao ano anterior. Porém, nos programas de inscrição aberta, a escola de negócios subiu 10 posições, ocupando agora a posição 47.º.

Assim, volta a assumir-se na edição de 2020 e pelo 2º ano consecutivo, como a business school nacional mais bem classificada em Formação de Executivos, consolidando também a 23ª posição ao nível Europeu. Vê especialmente destacadas as pontuações referentes aos critérios de “qualidade do corpo docente” (subindo da 45ª para a 38ª posição mundial), “conteúdos e metodologia pedagógica” (ascendendo da 39ª para a 37ª posição) e “desenho do programa” (subindo do 39º para o 37º lugar).

Daniel Traça, dean da Nova SBE, frisa «Este resultado é consequência do compromisso de impacto e transformação sustentável que assumimos junto da nossa comunidade. Continuaremos a trabalhar com as nossas empresas parceiras para preparar para um novo paradigma que requer, mais do que nunca, um mindset ágil e permeável à mudança.»

Já a Católica Lisbon School of Business & Economics ocupa o 50.º lugar no ranking geral, tendo descido duas posições no ranking. No entanto, subiu 15 posições nos programas customizados para empresas, ocupando este ano a 39.ª posição a nível mundial e a liderança em Portugal.

Já nos programas de inscrição aberta, a Católica-Lisbon ocupa a 72.ª posição, tendo descido nove posições, tendo em conta que no ano passado ocupava o 63.º lugar.

Para Céline Abecassis-Moedas, directora para a Formação de Executivos, «é com muito orgulho que vemos a Formação de Executivos da Católica-Lisbon classificada como a escola portuguesa preferida pelas empresas, a quem muito agradecemos este reconhecimento. É graças à forte ligação que temos com os nossos clientes que conseguimos antecipar as suas necessidades e expectativas para o futuro. As empresas apreciam muito a experiência customizada e personalizada que têm nos nossos programas de formação e valorizam particularmente as metodologias pedagógicas inovadoras, que têm impacto no futuro dos seus profissionais».

A Porto Business School, que também faz parte do ranking, viu a sua classificação subir seis posições na categoria de programas customizados para empresas – escalando do 64.º lugar para o 58.º – e de uma posição nos programas de inscrição aberta, passando do 76.º para o 75.º lugar.

«Apesar dos novos desafios que cada ano nos traz, queremos que no nosso caminho continuem a figurar mais conquistas. Começar o ano com estes resultados dá-nos ainda mais motivação para continuar a inovar, com programas disruptivos, que vão ao encontro das necessidades de quem nos procura. É um orgulho consolidar a nossa posição no prestigiado ranking do Financial Times, somando resultados positivos que contribuem para posicionar Portugal como uma referência mundial na área da formação executiva», refere Ramon O’Callaghan, dean da Porto Business School.

O top 5 Executive Education – Customised – 2020

  1. IESE Business School
  2. HEC Paris
  3. Essec Business School
  4. Duke Corporatue Education
  5. SDA Boccono School Management

O top 5 Executive Education – Open – 2020

  1. IMD Business School
  2. University os Oxford: Said
  3. Insead
  4. University of Michigan: Ross
  5. Stantford Graduate School of Business
Ler Mais