Este Forúm vai promover as relações comerciais entre Portugal e Espanha

Proporcionar oportunidades de aproximação do mercado transfronteiriço, ajudando o contacto e a troca de experiências entre empresárias 90 empresárias de Portugal e Espanha é o intuito principal da IV edição do Fórum Intrepida, que vai realizar-se amanhã e quinta-feira (19 e 20 de Fevereiro), em Évora.

 

Organizado pelo Núcleo Empresarial da Região de Évora (NERE), parceiro oficial do projecto na região do Alentejo, em colaboração com o coordenador do projecto, a fundação Três Culturas do Mediterrâneo, o IV Fórum Intrepida pretende facilitar uma abordagem à região do Alentejo, uma zona quase desconhecida, especialmente para muitas das empresárias andaluzas participantes, para garantir e criar novos contactos e formas de colaboração possíveis.

Durante dois dias, na IV edição do fórum, um conjunto de empresárias oriundas de Portugal e Espanha vão ter a oportunidade de assistir a diversas palestras com importantes reflexões sobre as relações comerciais entre Portugal e Espanha, tendo a possibilidade de aumentar a sua rede de contactos nos momentos dedicados a networking.

Do programa destaca-se ainda a presença de Jesús Herández, um profissional com uma ampla experiência em sistemas de marketing móvel que vai partilhar com as participantes “ideias-chave” sobre como uma empresa deve posicionar-se no mercado usando a tecnologia do modo mais eficiente e prático.

O projecto Intrepida destaca entre as suas acções, a visita a empresas e um contacto mais directo com empreendedoras alentejanas. Aqui está previsto um momento de testemunho das responsáveis pela empresa Capote’s Emotion e pela Pepe Aromas. Projectos empresariais que apostam na inovação e na qualidade dos seus produtos posicionando-os no mercado interno e externo.

Outras experiências, igualmente com foco na internacionalização, vão ser promovidas por Joana Garcia, da empresa Queijaria Monte da Vinha, e Ana Paula Leitão, da empresa Água Mole. Estas duas empresárias têm como denominador comum o facto de representarem ideias que surgiram como um pequeno negócio familiar e hoje trilham o caminho da consolidação num espaço rural, conseguindo atrair um público-alvo que se encontra fora do seu próprio país.

Entre os participantes no fórum vão estar representadas diversas entidades e instituições, como, por exemplo, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDR Alentejo) e a Câmara Municipal de Évora.

Esta iniciativa está integrada no projecto INTREPIDA – Internacionalização das Mulheres Empresárias de Espanha e Portugal para a Inserção, Desenvolvimento e Alianças – que visa potenciar a cooperação transfronteiriça entre os dois países.

Ler Mais