Este grupo de restauração criou uma academia para o desenvolvimento de competências dos colaboradores

O Grupo Portugália lançou uma academia dedicada ao desenvolvimento de competências dos seus colaboradores. A ‘Academia Portugália’ pretende dar resposta à carência de qualificações por parte dos trabalhadores da área da restauração, bem como responder à escassez de cursos vocacionados e direccionados, exclusivamente, para este sector.

A formação está dividida em três níveis, básico, intermédio e avançado, que impactam quatro áreas de negócio, cozinha, sala, balcão e gerência. Numa primeira fase, serão formados 60% dos colaboradores, com recurso a 16 formadores internos e também a métodos inovadores externos, que juntam pessoas com diferentes visões e abordagens. Numa segunda fase, correspondente ao segundo ano de actividade da Academia, o objectivo será alcançar 100% dos colaboradores.

«Trabalhamos num sector que é feito de pessoas e para pessoas e a área da formação sempre foi um pilar no Grupo Portugália. A Academia Portugália surge de um sonho antigo, que nasceu do culminar de quase 100 anos de experiência na restauração, muitos anos de investimento na formação tradicional, e da vontade de inovar e querer fazer a diferença», afirma Francisco Carvalho Martins, CEO do Grupo Portugália.

O plano de formação combina aulas presenciais com momentos e-learning e é organizado de acordo com as necessidades de cada colaborador, a sua área de especialidade, a sua experiência e os seus pontos fortes e de melhoria. Esta formação “à medida” explora técnicas como o desenvolvimento organizacional e de talento, a eficácia profissional e pessoal, a liderança operacional, e a relação com o cliente.

Com três cursos piloto e sete turmas criadas até ao momento, num total de 70 formandos, a Academia está já a reforçar os conhecimentos dos seus colaboradores mais experientes e a avançar na especialização dos colaboradores sem formação.