Estes dois mestrados vão capacitar enfermeiros nos cuidados de saúde em duas áreas específicas

O Instituto Piaget lançou dois mestrados para dar resposta às carências na formação de profissionais de enfermagem. O mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica e o mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica estão disponíveis a partir do próximo ano lectivo no polo académico de Vila Nova de Gaia.

De acordo com o Instituto Piaget, a criação destes mestrados surge num contexto de crescente necessidade de especialização e qualificação avançada no sector da saúde.

«A criação do Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica responde a uma necessidade crescente de enfermeiros especializados que possam actuar em contextos de alta complexidade. Com o envelhecimento populacional e o consequente aumento de pacientes com múltiplas comorbilidades, a exigência por profissionais altamente qualificados nas unidades de terapia intensiva nunca foi tão premente», explica Rui Tomás, secretário-geral do Instituto Piaget, acrescentando que «este mestrado será uma mais-valia não só para os profissionais, mas também para o sistema de saúde português».

Além disso, o aumento da complexidade nos cuidados de saúde e a constante evolução tecnológica nas unidades de cuidados intensivos requerem competências especializadas que este mestrado visa proporcionar.

«Ao formar enfermeiros capazes de enfrentar estes desafios, o Instituto Piaget contribui directamente para a melhoria contínua dos cuidados de saúde em Portugal, garantindo que os profissionais estejam preparados para lidar com as situações mais críticas de forma eficaz e segura», garante Rui Tomás.

O segundo mestrado anunciado, em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, tem em vista a formação de enfermeiros em duas áreas cada vez mais essenciais na sociedade actual.

Sendo a saúde mental uma área prioritária que requer profissionais altamente qualificados, este mestrado permitirá aos enfermeiros adquirir competências avançadas para apoiar pacientes e comunidades, contribuindo para a melhoria global da saúde mental em Portugal.

O curso está em consonância com as prerrogativas da Ordem dos Enfermeiros para a formação especializada, estando igualmente alinhado com as orientações mais recentes da OMS para a área da saúde mental.

O secretário-geral do Instituto Piaget explica o lançamento destes dois mestrados como um reforço da aposta da instituição na formação de profissionais de saúde em Portugal, em continuidade com a política de desenvolvimento e inovação nesta área.

A disponibilização destes mestrados em Vila Nova de Gaia reforça a importância de expandir a oferta de ensino especializado para fora dos grandes centros urbanos, como Lisboa, promovendo o acesso à formação avançada em regiões onde ainda existe uma carência significativa nesse sector.

«Sabemos que a formação em saúde tem um impacto directo na vida dos portugueses e, por isso, é muito importante que o acesso e a qualidade da formação nesta área continuem a ser uma prioridade para as instituições de ensino em Portugal», conclui Rui Tomás.

As candidaturas para ambos os mestrados já estão abertas, com início das aulas previsto para Outubro deste ano.

Ler Mais