Estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra apuradas para a final de competição europeia

Diana Carvalho, Inês Antunes, Viktoriya Shkatova e Patrícia Vaz Conde integram a equipa ABCDoctors, da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra que foi apurada para a fase final da competição europeia SIMUniversity, que se realiza em Sevilha, de 15 a 17 de Junho, no âmbito do 27th Annual Meeting da SESAM (Society for Simulation in Europe).

Esta é uma competição na qual as alunas de sexto ano do mestrado integrado em Medicina irão participar depois de terem ganho a competição de simulação Scrub UP!, no âmbito do XI In4Med, congresso médico-científico organizado pelo Núcleo de Estudantes de Medicina da Associação Académica de Coimbra.

Depois de ganhar a competição de simulação Scrub UP!, no âmbito do XI In4Med, congresso médico-científico organizado pelo Núcleo de Estudantes de Medicina da Associação Académica de Coimbra, esta equipa venceu a competição de simulação SimUniversity Portugal 2022, realizada no passado dia 18 de Março, no Centro de Simulação da NOVA Medical School, em Lisboa. A vitória garantiu o apuramento para a primeira fase da competição de simulação Europeia, SIMUniversity, que se realizou no dia 7 de Abril, no Centro de Simulação CUF Academic Center, onde se destacaram como uma das quatro equipas apuradas para a fase final da competição europeia.

Para Carlos Robalo Cordeiro, director da Faculdade de Medicina de Coimbra, «este resultado espelha o empenho e trabalho das nossas alunas, que demonstraram iniciativa, espírito de sacrifício e dedicação. Por outro lado é um indicador muito positivo no que diz respeito à qualidade do nosso ensino, ao envolvimento dos docentes na área de simulação e ao acompanhamento e apoio que é prestado pelo Gabinete de Educação Médica, na promoção da simulação enquanto ferramenta pedagógica de valor. Sabemos que a simulação médica é uma verdadeira revolução no ensino médico e no treino dos profissionais e das equipas de saúde. Neste sentido é muito importante promover a integração da simulação clínica no maior número de unidades curriculares.»