Estudo avaliou as mudanças organizacionais nas empresas. Saiba onde estão a ser bem (e mal) sucedidas

O estudo sobre a Gestão da Mudança nas Organizações da My Change quis perceber que mudanças organizacionais os líderes consideraram melhor (e menos bem) sucedidas.

 

No top 3 das mudanças mais bem sucedidas está a adaptação ao contexto de pandemia, fusões e aquisições e reposicionamento estratégico. Já no que diz respeito às que correram menos bem foram a mudança no modelo de negócio,  transformações culturais e implementação de sistemas de informação.

Como principais factores críticos de sucesso para as mudanças bem-sucedidas foram apontados a «existência de uma visão clara para a mudança e objectivos bem definidos» e o «empenho e capacidade de mobilização das lideranças».

Relativamente às percepções dos próprios líderes revelaram que têm à vontade para «comunicar a Estratégia da Organização» às equipas e que o seu maior desafio está relacionado com as «condições para compreender as crenças e os receios existentes na Organização/Equipa», sendo que as maiores crenças que encontram na sua organização são o nível de conforto «com o estado actual».

O estudo sobre a Gestão da Mudança nas Organizações foi realizado entre Julho e Setembro de 2022. Contou com a participação de 85 líderes de organizações com actividades espalhadas por todos os continentes.

Ler Mais