Estudo “Colaborador do Futuro”: quase 100% dos profissionais prefere modelo não totalmente presencial

O estudo “Colaborador do Futuro” da NTT DATA mostra que cerca de 80% dos colaboradores espera que, no futuro, as empresas respeitem a sua vida pessoal e o seu tempo com a família, amigos ou as suas actividades lúdicas.

 

O estudo indica também que quase 97% dos inquiridos afirmam que preferem trabalhar num formato diferente do tradicional (totalmente presencial) e menos de 1,5% dos entrevistados desejam regressar a este modelo.

O mesmo estudo que no que toca às expectativas, quase metade dos colaboradores (47%) afirmam ter um nível de preocupação médio sobre a dificuldade em se manterem actualizados face a um mundo em constante mudança, bem como sobre a possibilidade de não conseguirem ter um emprego.

O estudo revela ainda que as qualidades mais apreciadas pelos colaboradores nos próximos cinco anos serão a capacidade de aprendizagem, a flexibilidade, boa comunicação e o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

Quanto aos líderes, os inquiridos esperam que estes sejam mais integradores, tenham maior capacidade para comunicar e escutar as suas equipas, e que tenham ainda a sensibilidade para entender as pessoas e para trabalhar lado a lado com elas – e, além disso, que sejam uma fonte de inspiração.

A saúde mental é apontada como um factor preocupante por uma grande parte dos entrevistados, 44% revela um elevado nível de preocupação quanto ao impacto da quantidade de trabalho na saúde mental das pessoas. Outros 43% mostram-se moderadamente preocupados com o tema.

Os participantes deste estudo referem, na sua maioria, o desejo de contar com o apoio das empresas para o seu desenvolvimento profissional. Cerca de 65% dos inquiridos esperam que as empresas do futuro invistam na sua educação e desenvolvimento, no espaço de cinco anos.

Outro factor destacado no estudo diz respeito à criação de uma política de benefícios por parte das empresas. Quase 45% dos inquiridos esperam que as empresas do futuro ofereçam, dentro de cinco anos, benefícios flexíveis, tais como seguro de saúde, subsídio de alimentação, transporte, seguro de vida, creche.

A maioria dos inquiridos (52%) acredita na importância da aprendizagem contínua, e metade deles afirma que a adaptabilidade será outro fator fundamental a ter em conta no futuro do trabalho. Por outro lado, 44% dos entrevistados acredita que ter um perfil comunicativo, saber interagir ou expressar-se serão fatores diferenciadores entre os novos colaboradores. Outro dado importante diz respeito ao facto de 31% dos inquiridos ter destacado a inteligência emocional como um fator relevante para o futuro, ou seja, ter a capacidade de entender e saber lidar com conflitos em diferentes situações.

Sobre o perfil de um profissional capaz de se destacar no espaço de cinco anos, 81% dos inquiridos responderam que perfis com criatividade acima da média e capacidade analítica terão uma maior importância para as empresas no futuro. Cerca de 84% acreditam que profissionais com uma visão inovadora e uma mente aberta terão um elevado grau de sucesso.

Além disso, 71% afirmam que a capacidade analítica e de olhar crítico serão características importantes e 60% destacam que entender a importância da diversidade como impulsionadora da inovação tem de fazer parte das skills de um profissional de sucesso.

O estudo “Colaborador do Futuro” recolheu e analisou as respostas de mais de três mil profissionais de 10 países para identificar quais os factores diferenciadores para o ambiente de trabalho no espaço de cinco anos.

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