Estudo da Informa D&B retrata criação de emprego em Portugal

153 mil empregos destruídos em 2013O estudo da Informa D&B, a ser apresentado na 2ª Conferência de Crescimento Empresarial, mostra as tendências na criação de emprego em Portugal.

Um retrato de onde e como nasce o novo emprego em Portugal: o estudo da Informa D&B, a ser apresentado amanhã, mostra, entre outras conclusões, que as pequenas empresas, que constituem 98% do tecido empresarial, produziram 61% do novo emprego no país entre 2007 e 2011.

O estudo mostra também que as empresas jovens (idade inferior ou igual a 5 anos) constituem 35% do tecido empresarial em Portugal, criando, em média, 46% do emprego gerado em cada ano, segundo o comunicado enviado às redacções.

As novas empresas também estão em foco no estudo promovido pela Informa D&B: as start-ups constituem 6,5% do tecido empresarial português e criaram cerca de 18% do emprego em cada ano. «Entre 2006 e 2011, nasceram em Portugal uma média anual de 22 mil start-ups e estrearam-se cerca de 27 mil novos empreendedores em cada ano», acrescentam.

Entretanto, as Empresas de Crescimento Elevado (ECE), empresas em fase inicial cujo crescimento rápido propicia um número crescente de contratações a médio-prazo e que têm um peso de 0,4% no tecido empresarial português, contribuem com quase 10% do novo emprego, diz o estudo.

Os dados analisados, segundo comunicado da Informa D&B, foram recolhidos num universo de, em média, 294 mil empresas por ano.

O estudo será apresentado na 2ª Conferência sobre Crescimento Empresarial, que terá lugar a partir das 9h no Auditório da Reitoria da Universidade Nova de Lisboa, no Campus de Campolide.

 

Ler Mais