Estudo revela o salário que os estudantes em Portugal consideram suficiente quando começam a trabalhar
O estudo Merco Talento Universitário Portugal 2024 da Merco mostra que para os estudantes em Portugal, um salário médio de 1298 euros líquidos por mês é suficiente quando entram no mercado de trabalho.
Segundo o estudo, as empresas mais atractivas são as grandes empresas multinacionais, independentemente de serem portuguesas ou estrangeiras, resultados partilhados também pelos estudantes em Espanha.
Mais de metade (54%) dos estudantes universitários e de mestrado ou equivalente estão alinhados na procura de um tipo de trabalho com salário variável, mas com possibilidades de crescimento, de um emprego com maior independência e autonomia, onde se possam desenvolver profissionalmente, mesmo que seja mais instável.
O estudo revela que 29% dos inquiridos valoriza empresas que ofereçam bons salários e benefícios interessantes, bem como uma melhor qualidade de vida (flexibilidade, teletrabalho, etc.). Cerca de 15% considera a ‘Formação e Desenvolvimento Profissional’ como um dos critérios de eleição e apenas 2% a ‘Inovação & Criatividade’.
No que diz respeito ao que mais valorizam quando procuram emprego, os estudantes universitários (em Portugal e Espanha) colocam a ‘Flexibilidade de horário’ antes da ‘Estabilidade no Emprego’, 25% vs 16%, logo seguido do ‘Teletrabalho’ (15%).
Os factores mais valorizados pelos estudantes na selecção de uma empresa para trabalhar são a retribuição e benefícios, qualidade de vida, formação e desenvolvimento profissional e o bom ambiente de trabalho.
O mesmo estudo indica que 23,4% dos inquiridos assume ainda que prefere residir fora de Portugal, enquanto para 42,1% é indiferente o país em que residem. Os restantes 34,5% preferem manter-se em Portugal. Já os resultados em Espanha demonstram que cerca de 43,2% dos inquiridos prefere manter-se em Espanha e apenas 26,5% não se importa de ir para fora.
O Merco Talento Universitário Portugal 2024 contou com a participação de 1008 estudantes universitários e de formação superior (mestrados e/ou equivalentes).