A Unicorn Factory Lisboa lançou o healthhub, um novo centro de inovação para acelerar soluções tecnológicas que respondem aos principais desafios do sector da saúde. O novo hub é criado em parceria com a AstraZeneca, a CUF, a Linde, o European Longevity Hub e o SITIO, aos quais se juntam sete parceiros de ecossistema, como a Associação Nacional de Farmácias.
O healthhub vai reunir empreendedores, investidores, universidades, como a Católica Medical School e a Nova Medical School, e grandes empresas para criar uma comunidade dinâmica e colaborativa na área da saúde que possa ganhar escala a nível internacional, impulsionando novas ideias e atraindo novos projectos que promovam a transformação do sector.
Este hub de inovação está instalado no Rossio, no novo edifício do SITIO, e conta com 11 salas privadas e 56 postos de trabalho, que vão acolher startups e equipas em diferentes fases de crescimento.
Para Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, «a Fábrica de Unicórnios continua a crescer e a criar emprego para os lisboetas. São mais de 16 mil oportunidades de trabalho que chegam sobretudo aos mais jovens.»
Já Gil Azevedo, director-executivo da Unicorn Factory Lisboa, menciona que «o sector da saúde enfrenta desafios importantes e está num processo de transformação, o que incentiva a inovação nesta área crítica. O healthhub nasce para acelerar esta mudança, reunindo talento e parceiros estratégicos para desenvolver soluções inovadoras que tragam eficiência ao sector, aumentem a capacidade de resposta dos serviços de saúde e acompanhem novas áreas de crescimento, como a longevidade».
No âmbito das parcerias realizadas, Nathalie Cardinal von Widdern, presidente da AstraZeneca Portugal, refere que «o healthhub representa um passo importante para promover a colaboração e a inovação em Saúde e nas Ciências da Vida. Na AstraZeneca Portugal, temos orgulho em contribuir para este ecossistema, trabalhando lado a lado com os nossos parceiros para explorar novas ideias e abordagens que possam melhorar os cuidados aos doentes e reforçar o sistema da saúde».
Na sequência de um ano de colaboração bem-sucedida entre a CUF e a Unicorn Factory Lisboa, Paula Brito Silva, Administradora da CUF, considera «uma evolução natural a união de forças no healthub, onde os 80 anos de experiência e vitalidade da CUF se encontram com a dinâmica e a capacidade de crescimento da Unicorn Factory Lisboa, fortalecendo o ecossistema da saúde e impulsionando o futuro através da inovação.»
Tiago Esteves, director-geral da Linde Saúde para a região Europa Ocidental, adianta que «estamos extremamente entusiasmados por nos associarmos à Unicorn Factory Lisboa para dar vida a este healthub. Esta parceria reflecte o nosso compromisso contínuo com a inovação no cuidado da saúde. Queremos cocriar soluções que façam a diferença onde interessa: na casa dos doentes e nos resultados do sistema de saúde.»
Por fim, Roberto Ludovico, co-founder do European Longevity Hub, reforça que é «importante que Portugal continue a destacar-se como um polo europeu de inovação em saúde e longevidade. Ao unir o ecossistema global do European Longevity Hub com a força empreendedora da Unicorn Factory Lisboa, estamos a criar um ambiente fértil para unir as startups, investidores, empresas e outras entidades que querem transformar o presente e o futuro da saúde».
Este espaço representa o sexto centro de inovação criado pela Unicorn Factory Lisboa ao longo dos seus três anos de actividade, juntando-se ao AIhub e web3hub, no Alvalade Innovation District, greenhub, gaminghub e engineershub, no Saldanha, e ao Beato Innovation District. Actualmente, Lisboa acolhe mais de 80 empresas tecnológicas internacionais, incluindo 17 unicórnios, responsáveis pela criação de mais de 16.500 empregos.














