Faça uma pausa. Descubra aqui alongamentos (simples) para fazer no trabalho

45Os exercícios de alongamento para fazer no trabalho ajudam a relaxar e diminuir a tensão muscular, combatendo a dor nas costas e no pescoço e também as lesões relacionadas ao próprio trabalho, como a tendinite, por exemplo, além de melhorar a circulação sanguínea, combatendo a fadiga muscular e o cansaço, revela o site A tua saúde.

Esses exercícios podem ser realizados no próprio local de trabalho e devem ser feitos durante cinco minutos, uma a duas vezes por dia. Dependendo do exercício, pode ser realizado em pé ou sentado e para que tenham resultados, é indicado que cada alongamento tenha entre 30 segundos a um minuto.

1. Para dor nas costas e nos ombros
Para alongar as costas e os ombros e, assim, aliviar a tensão e relaxar a musculatura, é indicado o seguinte exercício:

  1. Esticar os dois braços para cima, entrelaçando os dedos, para alongar as costas, mantendo-se parado nestes posição enquanto conta lentamente até 30.
  2. A partir dessa posição, incline o tronco para o lado direito e fique parado nessa posição durante 20 segundos e depois incline o tronco para o lado esquerdo e mantenha-se parado por mais 20 segundos.
  3. De pé, incline o corpo para frente sem dobrar os joelhos e com as pernas ligeiramente afastadas, à mesma direção dos ombros, ficando parado durante 30 segundos.

Ter uma compressa de gel que pode ser aquecida no microondas pode ser uma boa ajuda para quem sofre com dor nas costas e nos ombros porque passa muito tempo sentado a trabalhar com computador ou fica de pé, parado na mesma posição por muito tempo.

2. Para evitar e tratar a tendinite no punho
A tendinite no punho acontece como consequência do movimento repetitivo, o que leva à inflamação da articulação. Para que a tendinite no punho possa ser evitada, há alguns exercícios, como:

  1. De pé ou sentado, cruze um dos braços na frente do corpo e com ajuda do outro, realize pressão no cotovelo enquanto sente os músculos do braço esticarem. Permaneça nesta posição por 30 segundos e depois faça o mesmo alongamento com o outro braço.
  2. Esticar um braço para frente e com a ajuda da outra mão, levantar a palma da mão para cima, esticando os dedos para trás, até que sinta os músculos do antebraço alongando. Fique parado nesta posição durante 30 segundos e depois repita o mesmo alongamento com o outro braço.
  3. Na mesma posição do exercício anterior, agora volte a palma da mão para baixo, empurre os dedos e mantenha esta posição durante 30 segundos e depois faça o mesmo com o outro braço.

Quem sofre de tendinite deve optar por colocar compressas frias no local da dor, deixando actuar por cinco a 15 minutos, tendo cuidado de envolver a compressa num tecido fino ou guardanapos para não queimar a pele. O frio irá diminuir a inflamação e a dor causada pela tendinite em poucos minutos.

Mas sempre que for realizar os exercícios de alongamento e usar a compressa no mesmo dia deve-se primeiro fazer os alongamentos.

 

3. Para melhorar a circulação nas pernas
No caso das pessoas que trabalham muito tempo sentadas, é importante levantar com alguns minutos e fazer alguns exercícios de alongamento para favorecer a circulação sanguínea:

  1. De pé, com as pernas juntas uma do lado da outra, puxe o tornozelo em direcção aos glúteos e segure por cerca de 30 segundos para alongar a parte da frente da coxa. Em seguida, fazer o mesmo exercício com a outra perna.
  2. Agachar e esticar para o lado apenas uma das pernas, mantendo o dedão do pé voltado pra cima para sentir a parte de trás e do meio da coxa alongando. Fique parado nessa posição por 30 segundos e depois faça o mesmo com a outra perna.
Ler Mais
pub


Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

*