Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa lança nova pós-graduação na Universidade dos Açores
A partir de Janeiro de 2025, a Universidade dos Açores (UAc) terá uma pós-graduação em Direito e Inteligência Artificial.
Este curso surge na sequência de um protocolo assinado com a Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDUL) e prepara os profissionais da área para enfrentarem os desafios éticos, jurídicos e regulatórios, desde a responsabilidade civil por decisões automatizadas até à protecção de dados e os direitos dos cidadãos.
Esta pós-graduação junta-se a outras duas também ministradas graças a um protocolo com a FDUL, em Ciências Jurídico-forenses, cujo primeiro curso teve início em abril deste ano, e de Direito Económico e Financeiro Regional, a partir deste mês de Setembro. Demonstrando o interesse pela área, mais de 50 alunos já se inscreveram em ambas as pós-graduações.
Os cursos pós-graduados permitem à UAc promover o ensino de matérias actuais do Direito, uma licenciatura que não existe na instituição.
O público-alvo para estas formações pós-graduadas é muito amplo, desde advogados, solicitadores, magistrados, oficiais de justiça, quadros superiores das forças de segurança, dos serviços de estrangeiros e fronteiras e dos serviços prisionais, licenciados em Economia ou em Gestão e demais interessados em melhorar as suas competências na área de Ciências Jurídico-forenses e na área de Direito Económico e Financeiro Regional.
A professora Cláudia Madaleno assegura a coordenação executiva, por parte da FDUL, destas pós-graduações em Direito da UAc, juntando-se ainda a coordenação executiva, por parte da FDUL, do professor João Marques Martins no tocante à pós-graduação em Direito e IA.