Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra promove projecto de literacia em saúde

“As vacinas e nós” é o tema de um projecto de literacia em saúde promovido pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), com a colaboração do departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra.

 

Da autoria de João Ramalho-Santos, biólogo e antigo coordenador do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra, este é um projecto que, através da banda desenhada, dá a conhecer a importância das vacinas na sociedade, sobretudo numa altura em que estas se tornam essenciais para combater uma pandemia que se fez notar à escala planetária.

Com revisão científica de Carlos Robalo Cordeiro, pneumologista e director da Faculdade de Medicina da Universidade, e Manuel Santos Rosa, professor catedrático da FMUC e especialista em imunologia, é através da ilustração de André Caetano que, ao longo de inúmeras tiras de banda desenhada, é dado a conhecer, de forma simples a história das vacinas, como actuam no organismo e qual a sua importância para a protecção da população mundial.

Como reforça Carlos Robalo Cordeiro, director da FMUC: «A vacinação da população é fundamental para nos protegermos enquanto comunidade. Um bom exemplo e bem recente, é a protecção e a imunidade que a vacina para a COVID-19 trouxe à comunidade. O início do processo de vacinação trouxe-nos uma nova esperança e uma nova estratégia de protecção e combate à pandemia. Ao sermos vacinados estamos a proteger-nos a nós e aos outros.»

pub


Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

*