Fazer sestas no trabalho? A NASA diz que sim

Vários estudos mostram que as sestas aumentam a memória, melhoram o desempenho, fazem o cérebro funcionar melhor e reduzem o stress. Mas como definir o tempo ideal de uma sesta? A NASA dá a resposta. 

 

O site Inc. revela que, de acordo com os especialistas da NASA que estudaram este tema, os pilotos que dormiram no cockpit durante 26 minutos melhoraram a sua atenção (54%) e apresentaram melhorias no desempenho no trabalho (34%), em comparação com os pilotos que não fizeram sestas.

E refere que, a menos que se tenha 90 minutos ou mais disponíveis, se deve evitar passar mais de meia hora a dormir ou o corpo entrará nas fases mais profundas do sono, dificultando o despertar e deixando-nos sonolentos por mais tempo.

De facto, até 26 minutos podem ser muito longos se precisar de entrar em acção com a mente clara ao acordar. A recomendação final da NASA são sestas entre 10 e 20 minutos.

E, se tem dificuldades em adormecer, descansar em silêncio com os olhos fechados por um período semelhante de tempo também ajuda a recarregar baterias.

Por isso, da próxima vez que estiver cansado no trabalho, durma (ou pelo menos tente). Em apenas 10 a 20 minutos, pode melhorar significativamente seu desempenho.
Ler Mais