FCT NOVA abre as portas da ciência e tecnologia aos estudantes do secundário

A NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA realiza, no dia 19 de Abril, a 15ª edição feira anual da faculdade destinada a estudantes do ensino secundário, a EXPO FCT NOVA. A faculdade estima receber este ano cerca de oito mil estudantes que vão conhecer os laboratórios, os professores, a oferta educativa e percorrer as mais de 100 actividades de ciência, tecnologia e engenharia do campus da Caparica.

 

Na 15.ª edição da EXPO FCT NOVA são apresentados, pela primeira vez, três percursos de actividades inspirados em figuras incontornáveis da ciência: Albert Einstein, Nikola Tesla e Marie Curie. Os percursos não têm uma ordem predefinida e os estudantes podem interpolar as diversas actividades, em reflexo do ensino multidisciplinar da faculdade.

No percurso ‘Albert Einstein’, destaque inevitável para as actividades de física que notabilizaram o cientista alemão, desde um comboio que se conseguirá fazer levitar por repulsão magnética, à alteração de materiais em tempo real, como a actividade em que poderão transformar uma moeda de cobre em dourado, através de processos eletroquímicos. As experiências incluem lasers, robôs, eletrões, globos de plasma, criogenia, e a matemática em todas as suas dimensões, da aplicada à estatística.

O percurso ‘Marie Curie’ distingue-se sobretudo pelas actividades de química, em homenagem à cientista que recebeu o Prémio Nobel da Química em 1910. Entre as actividades, a análise ao corpo humano através de radiação infravermelha, a possibilidade de alimentar circuitos electrónicos através do stress; e ainda experimentar com microalgas, com a pigmentação da couve roxa ou até fazer a extracção de DNA de um morango. Ainda em destaque, a oportunidade de soldar uma impressão 3D de metal.

Por fim, o percurso ‘Nikola Tesla’, com enfoque na mecânica, engenharia electrotécnica ou informática, inspirado no cientista da corrente alternada. Aqui é possível programar um micro robô, conhecer a mecânica por detrás de um drone, criar uma fechadura contactless, ou experimentar as diversas actividades que aplicam Realidade Aumentada, Realidade Virtual e Inteligência Artificial na vida real, da construção civil aos videojogos.

Além dos departamentos, a Associação de Estudantes, a Biblioteca, e o Laboratório de e-Learning e FabLab, estão também a organizar várias actividades para os visitantes, como uma demonstração de como fazer cerveja artesanal, uma actuação do grupo de teatro da faculdade, ou iniciação à modalidade de tiro com arco. 

Ler Mais