FCT NOVA abriu 75 vagas para bolseiros, investigadores e técnicos

A NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA anuncia a abertura de mais 75 vagas entre bolseiros, investigadores e técnicos, ao abrigo dos 14 consórcios das Agendas Mobilizadores para a Inovação Empresarial financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) em que a faculdade participa.

 

Os principais destinatários destes concursos são desde bolseiros recém-licenciados, de mestrados além de investigadores com doutoramento das seguintes áreas de investigação: Sustentabilidade, Bioeconomia, Carbono Zero, Transformação Digital, Inovação Tecnológica e Economia Circular.

As  vagas agora anunciadas, irão decorrer durante 2023, dividem-se entre 37 candidaturas para bolseiros dos graus licenciado e mestre, mas também 38 vagas dirigidas a investigadores juniores e auxiliares e técnicos que irão suportar todo o processo de desenvolvimento destes 14 consórcios que receberão um financiamento total de cerca de 19 milhões de euros do PRR.

Entre os 14 consórcios aprovados encontram-se projectos distintos: desde um que se propõe a explorar os insectos como alternativa na alimentação e cosmética, passando por um projecto focado no desenvolvimento de produtos à base de celulose (para substituição de plásticos fósseis) ou, ainda, uma equipa de trabalho que pretende criar uma nova cadeira de valor na economia espacial e oferecer soluções para gerir o tráfego no espaço.

«Reunir a academia e as empresas para se encontrarem as melhores soluções para a resiliência da nossa economia é cada vez mais fundamental. Para os 14 consórcios em que a FCT NOVA participa, ao abrigo das Agendas Mobilizadoras, será necessário encontrar os melhores talentos altamente qualificados e que tenham a capacidade de dar resposta aos objectivos estratégicos destes projectos», afirma Eurico Cabrita, subdirector para Inovação e Investigação da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA.

As Agendas Mobilizadoras traduzem-se no maior programa de apoio empresarial integrado no PRR, com o objectivo de aumentar a competitividade e a resiliência da economia com base em Investigação e Desenvolvimento (I&D).

Ler Mais