
FEP recebe distinção internacional como escola transformadora no impacto social e ambiental
A Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) foi reconhecida como Transforming School (nível 4) no Positive Impact Rating for Business Schools (PIR), ratings internacional que avalia o impacto social e ambiental das escolas de gestão com base na opinião dos estudantes.
Na sua primeira participação no ranking, a FEP alcança directamente o segundo nível mais elevado entre os cinco existentes, integrando um grupo restrito de escolas a nível mundial com práticas transformadoras consolidadas e um forte compromisso com a sustentabilidade, a inclusão e a responsabilidade social.
«Este reconhecimento é particularmente significativo por resultar da avaliação dos nossos estudantes — aqueles para quem e com quem trabalhamos todos os dias — e reforça a missão da FEP de formar líderes conscientes e comprometidos com uma transformação positiva da sociedade», afirma o director da FEP, Óscar Afonso.
O PIR avalia as escolas de gestão com base na percepção dos estudantes em três dimensões principais: Energizar (inspiração e liderança), Educar (conteúdos e métodos pedagógicos) e Envolver (ligação com a comunidade), classificando-as de acordo com o impacto percebido nas áreas da sustentabilidade ambiental, diversidade e inclusão, responsabilidade social e integração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
«Este resultado valida a estratégia que temos vindo a implementar na FEP, assente na responsabilidade, inovação e alinhamento com os ODS das Nações Unidas, e é acima de tudo o reflexo do esforço conjunto da nossa comunidade — estudantes, docentes, investigadores, pessoal técnico e parceiros — na construção de uma escola mais justa, consciente e sustentável», acrescenta o director da FEP.
O Positive Impact Rating é uma iniciativa internacional liderada por estudantes e docentes, desenvolvida em colaboração com organizações como a WWF, Oxfam, o Pacto Global das Nações Unidas e associações estudantis globais, com o objetivo de transformar o ensino da gestão e promover a formação de líderes responsáveis e preparados para os desafios sociais e ambientais do século XXI.