Ferramentas online ajudam a superar obstáculos do trabalho flexível

Pesquisa da Regus revela que o aumento do trabalho fora do escritório impulsionou o uso de apps destinadas a facilitar a comunicação e o acesso a documentos, ambiente de trabalho e servidores.

O uso de ferramentas de trabalho remoto tem aumentado, em parte impulsionado pelo crescimento do número de profissionais que trabalham fora do escritório principal. 86% dos colaboradores confirma ter utilizado pelo menos uma ferramenta que permita trabalhar à distância no último mês, de acordo com um estudo da Regus, feito a mais de 44 mil profissionais em mais de 100 países em todo o mundo.

As aplicações VoIP (Voice over Internet Protocol) mais populares entre os portugueses são o Skype (82,1%), seguido do Facebook Messenger (58%) e do Viber (28,3%), enquanto o WhatsApp (60,4%) é de longe a app de mensagens instantâneas mais utilizada em smartphones. Contudo, mais do que as comunicações, a partilha de documentos é vista como um dos maiores obstáculos ao trabalho remoto. Neste sentido, estes profissionais destacam a Dropbox (75,4%), o Google Drive (56,9%), o WeTransfer (56,4%) e a TeamViewer (45%) como úteis ferramentas de partilha.

«Com cada vez mais empresas a oferecer aos colaboradores a oportunidade de trabalhar remotamente, pelo menos ocasionalmente, as ferramentas online estão a ajudar a superar alguns dos obstáculos tradicionalmente associados ao trabalho fora do escritório. A tecnologia está a fazer a ponte, de forma confiável e segura, tanto com os colegas como com os documentos no servidor da empresa», destaca Jorge Valdeira, country manager da Regus Portugal.