Fidelidade: Objectivo: Tornar os colaboradores ainda mais felizes

O conceito de equilíbrio entre vida profissional e pessoal mede o sucesso de uma empresa em grande parte pela felicidade e produtividade das suas pessoas.

 

Atingir aquilo a que hoje se chama de integração trabalho-vida ou de eficácia na vida profissional não é apenas um conceito atraente, é um dos objectivos de um número cada vez maior de empresas. Todos os lados saem beneficiados, incluindo a família, que desempenha um papel importante na obtenção deste equilíbrio. As empresas têm a responsabilidade de promover e incentivar uma vida familiar saudável. Afinal, para muitas pessoas, a família é a chave para uma vida saudável e feliz.

Para um equilíbrio saudável entre a vida profissional e pessoal, não é apenas a relação entre os dois lados que é importante, mas igualmente os factores individuais de cada um dos lados. Entre esses factores, devem ser sublinhados, por um lado, o trabalho produtivo, o ambiente social do trabalho, a diversidade, a tecnologia focada nas pessoas, as estruturas e horários de trabalho flexíveis, a mobilidade, as medidas para a saúde, nutrição e exercício físico no local de trabalho ou os benefícios da empresa, entre outros.

Mas, por outro lado, também devem ser destacados factores que vão impactar uma vida privada saudável, que aliás diferem muito de pessoa para pessoa, tais como família, amizades, vida amorosa, hobbies e interesses individuais, exercício físico, sono e saúde, relaxamento ou auto-reflexão.

Cada vez mais empresas promovem estes factores através de estratégias de Gestão de Pessoas e de Responsabilidade Social Corporativa.

 

Pensar maior
No passado mês de Outubro, o Grupo Fidelidade realizou o seu encontro bianual “Pensar Maior”, o qual reuniu mais de quatro mil pessoas, entre colaboradores, convidados e parceiros de negócio. Neste dia de celebração, o bem-estar para as pessoas da Fidelidade foi um dos pontos focados, principalmente no momento do dia dedicado às “Pessoas”.

O último survey, que mede o índice de engagement dos colaboradores – o FIDBACK – mostrou que as pessoas desejam uma maior compatibilidade entre a sua vida profissional e pessoal, independentemente de terem também demonstrado que nunca como agora vestem tanto a camisola da Fidelidade.

«Temos que perceber o que podemos fazer pelo bem-estar das nossas pessoas. Conhecê-las muito bem, ouvir as suas razões e ser capazes de as ajudar a encontrar o seu bem-estar. Temos que ser capazes de ouvir e cuidar uns dos outros», defendeu Joana Queiroz Ribeiro, directora de Pessoas e Organização da seguradora. «As empresas do universo da Fidelidade estão a viver um momento de grandes desafios, a pressão que estamos a sentir vem de fora, vem do compromisso que cada um de nós tem com os nossos clientes. E porque a dedicação exige muito de nós, do nosso tempo e atenção, melhorar o bem-estar passa também por sermos capazes de simplificar e melhorar processos, partilhar mais informação e melhorar a comunicação com as nossas pessoas facilitará a vida de todos no dia-a-dia», acrescentou.

Também a tecnologia foi tema de debate, em especial a tecnologia como suporte essencial para as novas formas de trabalhar e como contributo para mais e melhor bem-estar. Se muitas vezes as pessoas sentem que a tecnologia pode comprometer o seu bem-estar, porque estão “ligadas” 24 horas, as empresas, os colaboradores e os líderes têm que saber olhar para a tecnologia como uma ferramenta que ajuda sem fazer pressão. A cultura da empresa também está aqui bem presente. Numa empresa feita de pessoas para pessoas, a tecnologia é usada com esta perspectiva.

«Numa organização que protege as vidas e a saúde das pessoas, estamos conscientes que a saúde mental é um dos grandes temas de saúde e bem-estar deste século. O que torna ainda mais essencial o que já referi: cuidar de nós e dos outros», reforçou ainda Joana Queiroz Ribeiro.

O bem-estar é um tema de todos na Fidelidade. Desde sempre que as estruturas da Fidelidade promovem acções sociais, desportivas e de saúde que contribuem para a saúde e bem-estar do colaborador. «E queremos agora dar um passo em frente. Por isso, para 2020, o Grupo Fidelidade estabeleceu uma equipa multidisciplinar e transversal que irá liderar um Projecto de Wellness com o objectivo de tornar os colaboradores ainda mais felizes. Para que a vida não pare.»

 

Este artigo foi publicado na edição de Dezembro da Human Resources, no caderno especial sobre Bem-estar nas empresas.

Ler Mais
Comentários
A carregar...

MULTIPUBLICAÇÕES

[vc_multibar_post nc_mp_bar_revive=”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”]