Filipa Cício, BMcar: A desaceleração do sector não significou travagem no recrutamento (pelo contrário)

Perante a pandemia e os consequentes estados de emergência, a BMcar não hesitou em seguir a política de recrutamento que já tinha estabelecida. Dessa forma, não só contratou em 2020 como tenciona continuar a fazê-lo durante o ano de 2021. 

Por Sandra M. Pinto

 

A garantia foi dada em entrevista por Filipa Cício, directora de Marketing da BMcar, que revelou que, desde o início da pandemia até à data, foram contratados 36 profissionais, estando previsto, até ao final do ano, «um reforço da equipa em mais 6% a 8%, face a 2020».

 

O grupo BMcar reforçou os Recursos Humanos em 2020, ano de pandemia. O que os levou a tomar essa opção?
Antes de ser decretado o primeiro estado de emergência em Portugal, há cerca de um ano, já tínhamos em curso vários processos para reforçar a equipa BMcar. Mesmo com os constrangimentos que todos sentimos, considerámos que a aposta deveria ser feita e revelou-se que foi o mais acertado: 2020 foi um ano recorde para a BMcar, com 142 milhões de euros de volume de negócios (mais 10% face a 2019). Se não tivéssemos reforçado a nossa equipa, não teria sido possível atingirmos esse marco impressionante e que queremos melhorar já este ano, também através de novo reforço nos Recursos Humanos.
O talento que temos no grupo BMcar é visto como o activo-chave do nosso negócio, sobretudo num contexto em que a adaptação das diversas operações face à pandemia foi um elemento determinante para o sucesso de todos.

 

Quais as principais áreas onde existiu esse reforço das equipas?
Foram reforçadas todas as áreas da BMcar de forma transversal, tendo em consideração o seu plano de desenvolvimento estratégico em curso. No entanto, as áreas de maior reforço foram as áreas relacionadas com as vendas e o após venda. De referir igualmente um reforço da equipa da BMcar Online.

 

No total quantos colaboradores foram contratados e quais os perfis mais procurados?
Desde o início da pandemia até à data foram contratados 36 profissionais. Quanto aos perfis procurados, os mesmos assentam em profissionais, cuja atitude, competência, energia, ambição e potencial de desenvolvimento das suas capacidades sejam coincidentes com os valores e a cultura da BMcar, acrescentando assim valor à empresa.

 

Sentiram maior dificuldade na atração de talento ou não?
A marca BMcar tem-se mostrado bastante atractiva para quem procura uma nova oportunidade de trabalho ou mudança na sua carreira. Neste caso, a maior dificuldade acabou por ser ajustarmos os nossos programas de acolhimento em função das restrições que estavam em vigor. E aqui agradecemos não só aos que chegaram há menos tempo à BMcar, como aos que já cá estavam pela forma como rapidamente se adaptaram à situação e pelo valor acrescentado que trouxeram para todo o grupo.

 

Relativamente à igualdade de género, qual a percentagem de profissionais do sexo feminino?
Do total de 258 funcionários, contamos com mais de 60 colaboradoras nas mais diversas áreas. Aliás, não se pense que as mulheres ficam “confinadas” ao dito trabalho administrativo ou comercial. Temos, por exemplo, vários elementos femininos na área do após venda, situação menos comum neste setor de actividade. Na BMcar valorizamos as competências não o género.

 

Notam uma mudança nessa área?
Sim, de há algum tempo para cá que notamos uma maior aposta por parte das mulheres em áreas que até aqui tinham uma maior predominância de homens. O que verificamos é que no fim é a empresa que fica a ganhar ao apostar num maior equilíbrio entre homens e mulheres, pois consegue desenvolver projetos de qualidade e com resultados cada vez melhores.
Curiosamente, também na aquisição de viaturas, através da nossa BMcar Online, concluímos que muitas mulheres se sentiam mais confortáveis com este tipo de processo e que no final de contas, o número de utilizadores nesta “localização virtual“ contou com uma adesão de 46% de mulheres e 54% de homens.

 

O que acredita que é preciso para ter maior igualdade de género nesta e outras áreas “ditas masculinas”?
Fundamentalmente, valorizando as competências profissionais de igual modo e sem qualquer tipo de preconceito. Esta é a forma de pensar e agir da BMcar ao longo da sua história.

 

Relativamente a 2021 tencionam continuar a contratar?
Sim, em 2021 já fizemos várias contratações e prevemos até ao final do ano um reforço da equipa em mais 6% a 8%, face a 2020. Nada é certo fruto da actual conjuntura, mas com o crescimento da nossa performance de 16% em janeiro e 38% em Fevereiro face ao ano anterior, deixa-nos boas perspectivas para vermos a equipa BMcar crescer cada vez mais.

 

Com a progressiva retoma da economia quais os perfis que tencionam recrutar, os mesmos ou vão surgir áreas onde precisem reforçar equipas?
As áreas de reforço serão genericamente as mesmas que foram objecto de recrutamento ao longo do ano 2020, pois estão interligadas com projectos de investimento que têm a sua data de abertura prevista no decurso deste ano.

 

De que forma olham para 2021 e quais os maiores desafios que identificam ao nível do recrutamento?
O crescimento registado nos dois primeiros meses do ano deixa-nos motivados para o que ainda falta de 2021, mas sem nos tirar o foco dos nossos objectivos. Relativamente ao recrutamento, não antecipamos dificuldades acrescidas face ao passado recente.

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