Há 36 mil jovens europeus, incluindo 800 portugueses, que vão ter passes para viajar de forma gratuita entre 1 de Julho de 2025 e 30 de Setembro de 2026.
Os 800 jovens portugueses de 18 anos foram seleccionados de um total de seis mil candidaturas ao programa DiscoverEU, em Abril.
O DiscoverEU oferece passes de viagem a jovens de 18 anos para que possam explorar a diversidade cultural europeia e para estabelecer contactos nos vários países do continente. Para além dos passes de viagem, a iniciativa disponibiliza um Cartão Jovem Europeu que permite o acesso a alojamento, descontos em visitas culturais, alimentação e transportes locais.
Os candidatos seleccionados viajarão, regra geral, de comboio, mas a iniciativa oferece modos de transporte alternativos, como ferries e autocarros, quando necessário, e tem em conta considerações ambientais, de tempo e de distância. Em casos excepcionais, e quando não estiverem disponíveis outros meios de transporte, os jovens poderão viajar de avião.
Desde 2018, 1,6 milhões de jovens candidataram-se a um total de 390 mil passes de viagem oferecidos pela DiscoverEU. Este ano, as candidaturas decorreram em Abril e abriram para os jovens nascidos entre 1 de Julho de 2006 e 30 de Junho de 2007














