FLAD lança programa de bolsas para estudos lusófonos

Candidaturas para bolsa de jornalismo da FLAD terminam já este domingoA Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento quer dar a possibilidade a docentes portugueses de leccionar em universidades norte-americanas.

A Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD) lançou o concurso Bolsas para Docência e Investigação nos EUA, na sequência do acordo de parceria celebrado com o apoio da Embaixada dos EUA em Lisboa, com o CAORC – Council of American Overseas Research Centers, federação norte-americana de centros de investigação.

Na sequência do acordo, a FLAD «lançou o concurso Bolsas para Docência e Investigação nos EUA, destinado a atribuir bolsas a docentes integrados nas universidades e centros de investigação portugueses, permitindo experiências de leccionação nas universidades norte-americanas, por períodos de um a quatro meses», lê-se em comunicado.

Esta parceria permite «que académicos e investigadores dos EUA prossigam os seus trabalhos de investigação, no domínio das Ciências Sociais e Humanas, em diversas regiões do mundo», lê-se na apresentação oficial do projecto.

«A FLAD e o CAORC apostam na renovação do interesse pelo estudo da língua e cultura portuguesas nos meios académicos norte-americanos, através da criação de uma plataforma aberta às temáticas da lusofonia que inclua no espaço de cooperação instituições científicas dos países africanos de expressão portuguesa e do Brasil», lê-se no comunicado.

A iniciativa é financiada pela FLAD, pelo CAORC e pela Embaixada dos EUA em Portugal.

Ler Mais