Flash Talk: «Os dias cinzentos do sector segurador são passado.»

Pode uma empresa do sector segurador ter tão inspiradora e atractiva como a Apple? Steven Braekeveldt, chief executive officer (CEO) da Ageas Continental Europe e country head Ageas Portugal acredita que sim e explica porquê.

Por Ana Leonor Martins

Steven Braekeveldt protagonizou esta manhã uma Inspirational Talk sobre “Como promover uma carreira feliz”, na Nova Discovery Week, da Nova School of Business and Economics. A Human Resources Portugal falou com o CEO para saber como pode o sector segurador tornar-se apaixonante e inspirador.

Como podem as empresas inspirar os jovens talentos de hoje, para quererem ser os seus colaboradores amanhã?
As empresas devem transmitir paixão aos jovens talentos, devem promover a inovação, a aprendizagem e a interacção. Os jovens talentos devem sentir orgulho na companhia, pois isso constitui também um valor acrescentado para o consumidor.

Em concreto, como pode um sector tradicional como o segurador tornar-se num sector apaixonante e top of mind para trabalhar e atingir a notoriedade de marcas como a Apple, que se distinguem pela inovação?
O sector segurador pode parecer tradicional mas é já um sector estimulante onde está a decorrer uma evolução determinante ao nível de casas inteligentes, de carros com piloto automático, dos “wearables” [tecnologias “vestíveis”, que pomovem uma integração cada vez maior da tecnologia ao ser humano] ou da economia de partilha. Os dias cinzentos do sector segurador são passado.

Como pretende a Ageas contribuir para tornar este “sonho”, que pelo que diz parece começar já a aproximar-se realidade?
A AGEAS procurou desde sempre jovens e inspirados talentos que, na prática, provem que conseguem combinar o pensamento linear e mais tradicional do “velho mundo”, com o pensamento não-linear do mundo global interligado.

O que pode o sector segurador ensinar em termos de boas práticas de Gestão de Pessoas?
A Gestão de Pessoas não é algo restrito ao sector segurador. Estamos a falar de pessoas, logo falamos de respeito, ambição, bem-estar e disciplina. Falamos sobre o orgulho de desenvolver um trabalho excepcional. E isso tem de ser gerido em conjunto com todas os outros motivos que fazem alguém gostar de ir trabalhar, todos os dias.

Para onde acha que se está, ou deve, evoluir na relação das marcas com as pessoas, nomeadamente para atrair e/ ou reter os talentos necessários às empresas?
O sector segurador pode fazer melhor no sentido de se promover como fascinante para o desenvolvimento de uma carreira profissional. Muitas vezes as pessoas acreditam que é uma área aborrecida, quando na verdade é uma área que toca cada fase da vida: o nascimento, a morte, a construção de uma vida, as poupanças. Na verdade, os seguros tocam todas as emoções.

Em suma, como se pode promover uma carreira feliz, no sector segurador ou fora dele?
Uma carreira feliz acontece às pessoas que mantêm uma mente aberta à mudança, que detectam oportunidades e as agarram, que mantêm padrões de desempenho elevados e se orgulham de se bater por eles.

Ler Mais