Foram estas as competências mais procuradas pelos empregadores o ano passado

O aumento mais expressivo na procura de competências em Portugal diz respeito às competências digitais, mais do que duplicou em 2021. Em 2021, 63% das ofertas de emprego pediam este tipo de competências, um valor que se segue ao crescimento de 12 pontos percentuais entre 2019 (54%) e 2020 (66%), de acordo com dados sobre as ofertas de emprego revelados pela plataforma Brighter Future da Fundação José Neves.

 

Os dados mostram ainda que foram pedidas competências técnicas em 87% das ofertas em 2021 e competências transversais em 82%.

Entre as competências digitais que mais cresceram entre 2020 e 2021, destacaram-se as competências relacionadas com programação informática, designadamente as competências de Python, JavaScript e Java. Para todas competências digitais do top 5, a procura aumentou pelo menos 43% em 2021 face ao ano anterior.

As competências técnicas também estão no top das que mais cresceram. E as cinco cuja procura mais aumentou variaram pelo menos 93%. Ou seja, o número de ofertas de emprego que pediram estas competências quase duplicou entre 2020 e 2021. Deste grupo destacou-se a competência organizar reuniões, com uma variação de aproximadamente 207%.

No caso das competências transversais, o crescimento foi mais contido, com as cinco competências transversais que mais cresceram entre 2020 e 2021 a variarem pelo menos 15%. A competência ‘trabalhar numa equipa de serviços de hotelaria e restauração’ destacou-se das restantes pelo aumento de 43% da sua procura nas ofertas de emprego entre 2020 e 2021, provavelmente devido à relativa recuperação do sector turístico no último ano.

As competências mais procuradas pelos empregadores nas ofertas de emprego não têm variado nos últimos anos, havendo apenas ligeiras alterações na sua ordenação. Quer em 2021 quer nos dois anos anteriores, as dez competências mais procuradas representaram cerca de 21% do total de competências mencionadas nas ofertas de emprego.

Os empregadores parecem destacar competências para lidar com situações de mudança, para resolver problemas, para trabalhar em equipa, competências digitais básicas e relacionadas com o serviço aos clientes.

A competência ‘adaptar-se à mudança’ permaneceu como a competência mais pedida pelos empregadores nas ofertas de emprego. As competências digitais, apesar de estarem em minoria, ocuparam a segunda e terceira posição do top: ‘utilizar computadores’ e ‘utilizar os programas do Microsoft Office’.

 

Aqui fica a lista das competências mais pedidas pelos empregadores em 2021:

1º Adaptar-se à mudança (competência transversal)

2º Utilizar computadores (competência digital)

3ª Utilizar os programas do Microsoft Office (competência digital)

4º Trabalhar como parte de uma equipa (competência transversal)

5º Criar soluções para problemas (competência transversal)

6º Prestar apoio a clientes (competência técnica)

7º Revelar responsabilidade (competência transversal)

8ª Princípios do trabalho em equipa (competência técnica)

9º desenvolver estratégias de resolução de problemas (competência transversal)

10º Serviço ao cliente (competência técnica)

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