A Fundação Repsol seleccionou seis novas startups para serem aceleradas durante um ano, através do seu Fundo de Empreendedores. Todas elas oferecem soluções inovadoras para a transição energética, com soluções naturais para a redução da pegada de carbono, tecnologias de baixas emissões, economia circular e produtos e serviços baseados na mobilidade avançada e nas energias renováveis.
As empresas seleccionadas receberão um apoio financeiro até 100 mil euros durante um ano, aconselhamento técnico e empresarial por parte de uma equipa de mentores especializados e a possibilidade de desenvolver testes-piloto com a Repsol.
Além disso, terão a oportunidade de validar as suas iniciativas num ambiente real, através de testes-piloto nas próprias instalações e unidades industriais da Repsol, ou de realizar provas de conceito no Repsol Technology Lab, o centro de tecnologia e inovação da empresa multienergética.
A Fundação Repsol apresentou as seis startups selecionadas na décima segunda convocatória internacional do seu acelerador de empresas, Fundo de Empreendedores, e que foram escolhidas após um processo de avaliação e selecção de um total de 455 propostas provenientes de 75 países.
O evento de apresentação das empresas incubadas pelo Fundo de Empreendedores contou com a presença do director-geral de Transição Energética, Tecnologia, Institucional e vice-presidente, Luis Cabra; do director-geral da Fundação Repsol, António Calçada; e do empresário e investidor em novas tecnologias e co-fundador da Idealista, Bernardo Hernández.
As seis startups que serão aceleradas pelo Fundo de Empreendedorismo a partir de Setembro são as seguintes:
· D-CRBN (Antuérpia, Bélgica): Conversão de CO2 com base na tecnologia de plasma para gerar matérias-primas sustentáveis.
· FINRENES OY (Tampere, Finlândia): Produção eficiente de biometano a partir de lignocelulose.
· HOBEEN (Álava, Espanha): Aplicação para controlo inteligente de automóveis eléctricos e dispositivos domésticos.
· OCEAN ECOSTRUCTURES (Barcelona, Espanha): Tecnologias para a regeneração e monitorização da vida marinha em ambientes danificados.
· POWERFULTREE (Álava, Espanha): Desenvolvimento e optimização de soluções agrícolas.
· RAVENWITS (Espanha, Madrid): Inteligência artificial aplicada à previsão da produção de energias renováveis.














