
Fundador do ChatGPT defende urgência de regulação da Inteligência Artificial
O fundador e director-executivo da Open AI, que proporciona a ferramenta de Inteligência Artificial (IA) ChatGPT, entre outras, defendeu ser urgente a regulamentação daquele sector específico das tecnologias de informação, numa cimeira internacional em Nova Deli.
«Não estou a sugerir que não precisamos de regulamentação ou de protecções. Precisamos delas urgentemente, como para qualquer outra tecnologia com tamanho poder», disse o empresário norte-americano Sam Altman.
Segundo o responsável, «pode vir a dar-se o caso de que o Mundo precise de algo como uma entidade de regulação, à semelhança da Agência Internacional de Energia Atómica, para garantir a coordenação internacional em matéria de IA».
«A democratização da IA é a melhor forma de garantir a prosperidade da Humanidade», continuou, defendendo que «a centralização desta tecnologia, nas mãos de uma única empresa ou de um único país», pode conduzir “à ruína”.
A quarta edição daquela cimeira de Nova Deli reúne, com o patrocínio do primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, líderes políticos, empresários, altos responsáveis e peritos daquela área de actividade.
Altman destacou que “a tecnologia continua a revolucionar o mercado de trabalho, mas” que há “sempre algo novo e melhor para fazer”.
«Os próximos anos serão um teste para o Mundo, à medida que esta tecnologia avança a um ritmo acelerado. Podemos optar por dar mais poder às pessoas ou por concentrar esse poder», declarou ainda.