
Galp. “Cultura e experiência: Os agentes de mudança numa organização”
Num mundo em constante mudança, a Galp reconhece a importância de evoluir com autenticidade e propósito. Colocar as pessoas no centro da transformação é mais do que uma escolha: é um compromisso com o futuro da energia.
O mundo está em mudança e, como tal, as organizações têm de antecipar e acompanhar o ritmo de transformação do mundo, da economia, das sociedades e da força de trabalho. Para uma empresa como a Galp é ainda imperativo liderar a transformação que decorre do novo paradigma energético.
Nesse sentido, o Talento Jovem (Gen Z) vem, em parte, acelerar este processo, pois, por vezes, as motivações e interesses destes profissionais não se alinham com empresas que possam ter um impacto negativo no planeta. Assim, a Galp pretende encarar com seriedade esta jornada de transformação e adaptar-se à mesma da forma mais verdadeira e consciente possível.
Ao mesmo tempo, a concorrência está cada vez mais forte e o período pós COVID ensinou-nos a todos que os factores emocionais são cada vez mais preponderantes na conexão das pessoas às organizações.
Consciente deste contexto, e tendo as pessoas no centro da sua transformação, a Galp deu início, em 2022, a um processo de refresh de Marca, «de forma a posicionarmo-nos para o futuro e continuando, simultaneamente, a honrar o legado centenário da Galp – o que foi, o que é e o que será. E isto tudo com um propósito comum: “Juntos, trabalhamos para entregar as melhores soluções de energia para a vida”», defende a marca, acrescentando que tudo é feito através de valores como a colaboração, consistência e evolução perante os desafios e para alcançar os melhores resultados.
Neste sentido, a proposta de valor da Galp revela-se fundamental, não só para atrair e reter o melhor talento, mas também para tornar a organização um “Great Place to Work”, onde acreditam que todas as pessoas, independentemente dos seus percursos ou competências, têm um papel no futuro da energia.
Da teoria à prática
«Todos temos um papel no futuro na energia», acredita a empresa. Nesse contexto, e para materializar a sua proposta de valor, a empresa tem vindo a investir numa estratégia de proximidade, que assenta em quatro vertentes principais:
Redes sociais: Através do LinkedIn, tem sido possível partilhar de forma autêntica com os colaboradores – actuais e futuros – o que a empresa oferece para fomentar o seu talento, e que vai desde um novo espaço de trabalho, a programas de reconhecimento e bem-estar, não esquecendo uma política de rewards competitiva e uma cultura de aprendizagem contínua.
Nas feiras de emprego, onde, ao longo do ano, a empresa se mantém próxima do talento jovem das universidades. Um posicionamento que permite à Galp materializar a sua proposta de valor, desde a atracção até ao início e continuidade da sua jornada através de um dos seus diversos programas: Summer Break Galp (estágios de Verão), Ready Set Galp (estágios curriculares), Generation Galp (programa de trainees), estágios profissionais e Operations Galp.
A aposta na comunicação simplificada tem sido outra das prioridades da Galp. «Para garantir que os nossos colaboradores têm toda a informação necessária no seu dia-a-dia na organização, estamos a evoluir a forma como comunicamos todas as iniciativas de People & Spaces, tornando-a mais clara, acessível e centrada no percurso de cada um na Galp», sublinha a empresa.
Iniciativas com foco nas pessoas: Durante os últimos anos, a Galp tem vindo a desenvolver diversas iniciativas em eixos estratégicos – Aprendizagem & Desenvolvimento, Liderança, Saúde e Bem-estar, Remuneração e Benefícios – para que os seus colaboradores tenham os mecanismos e as ferramentas para atingir o seu máximo potencial e, dessa forma, ter um papel no futuro da empresa.
No campo da Aprendizagem & Desenvolvimento, a Galp desenvolve uma cultura de aprendizagem contínua alicerçada em ferramentas de aprendizagem digital – LinkedIn Learning & Coursera – e experiências de desenvolvimento focadas nos colaboradores, nomeadamente o Expand Your Career Days. Trata-se de um evento de dois dias dedicados, durante os quais os colaboradores podem conhecer de forma mais informal a organização e expandir o seu conhecimento através de workshops, roundtables, talks e outros, de maneira a elevarem o seu desenvolvimento dentro da Galp.
Trabalhar as lideranças também tem sido o foco da Galp. Reconhecendo que as chefias intermédias ocupam uma posição única e têm um papel fundamental na execução da estratégia da organização, assim como na motivação e engagement das equipas, a organização desenvolveu o Middle Management Development Program, que visa intervir nas cinco áreas que esta população identificou como necessidades de desenvolvimento, designadamente Feedback, Caring, Accountability, Strategic Mindset e Communication.
No eixo da Saúde e Bem-estar, a saúde dos colaboradores é a grande prioridade da empresa. Esta mentalidade tornou-se ainda mais viva e ganhou maior forma e robustez com o desenvolvimento das “Galp Golden Rules de Saúde Física e Saúde Mental”. Outra das iniciativas que comprovam este investimento no bem-estar do colaborador foi a inauguração do Balance Center, na sede da Galp em Alcântara, um espaço que inclui um centro médico (com gabinetes médicos, dentista e medicina do trabalho), ginásio e estúdio para aulas de grupo, além de espaços dedicados à prática de mindfulness.
Por fim, no campo da Remuneração e Benefícios, a energética adianta que o seu programa de Benefícios Flexíveis tem evoluído desde 2018, com um aumento significativo de adesão de ano para ano. Só em 2024, comparando com o ano anterior, o valor associado ao plano aumentou 49%.
Porta aberta ao amanhã
Uma coisa é certa: o mundo está em constante transformação, sendo a atracção e retenção de talento um desafio cada vez mais frequente. Devido a esta realidade, as organizações são instigadas a desenvolver propostas de valor que se destaquem competitivamente neste dinâmico mercado de trabalho. «Nesse contexto, a jornada de melhoria e comunicação contínua da Galp é uma declaração de ambição, focada no futuro da energia e das nossas pessoas, tanto na organização quanto nas comunidades onde estamos presentes», conclui a empresa.
A Galp acredita que construir o futuro da energia passa, inevitavelmente, por capacitar as pessoas de hoje – com coragem, propósito e convicção. Este compromisso com o amanhã traduz-se, assim, numa visão sustentável, inovadora e profundamente humana, onde o talento é reconhecido como motor essencial para uma transição energética justa e responsável.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Employer Branding” que foi publicado na edição de Maio (nº. 173) da Human Resources.
Pode comprar nas bancas, de norte a sul do país. Caso prefira comprar online, tem disponível a versão em papel e a versão digital.