Generali Tranquilidade: A importância da diversidade, equidade e inclusão

Já não são apenas os estudos que o dizem: a Diversidade e a Inclusão assumem hoje um papel fundamental na sociedade e nas organizações.

Mais do que uma forma de estar perante os seus clientes e colaboradores, o desempenho das empresas é hoje medido também pela capacidade de recrutar e de reter equipas diversas. Há já muito tempo que a Generali Tranquilidade está a integrar esta temática na sua actividade, bem como a desenvolver iniciativas determinantes para percorrer este caminho, onde ainda há muito por fazer.

Na Generali Tranquilidade a Diversidade, Equidade e Inclusão (DE&I) são bandeiras muito relevantes naquela que tem sido a nossa actuação nos últimos anos. Estamos comprometidos em promover um ambiente seguro, inclusivo, onde há respeito pela individualidade e onde todos os colaboradores são incentivados a serem eles próprios.

CINCO PILARES ESTRATÉGICOS

A estratégia global do Grupo Generali, no que respeita aos temas de DE&I, assenta em cinco pilares de acção, que reflectem as prioridades que procuramos alavancar:

  • Cultura: promovemos diferentes culturas, hábitos e formas de trabalhar.
  • Deficiência: queremos sensibilizar e promover a consciência para a integração de pessoas com deficiência.
  • Género: desenvolvemos iniciativas para fomentar a igualdade de oportunidades entre géneros, nomeadamente através da presença de mulheres em posições de liderança e gestão.
  • Idade: promovemos o diálogo e a transmissão de conhecimentos entre diferentes gerações que trabalham lado a lado.
  • LGBTQIA+: apoiamos esta comunidade dentro e fora da empresa, actuando como um agente de sensibilização.

É a partir destes pilares que nasce todo o plano de acção do Grupo Generali e das suas várias unidades de negócio. Ainda que com linhas orientadoras muito claras relativamente ao que se espera que seja a actuação nesta temática, uma vez que é uma prioridade para a Generali, os vários países que integram o Grupo são autónomos na promoção de iniciativas locais.

Em Portugal, são várias as acções que temos posto em prática, com maior ritmo e intensidade nos últimos dois anos e meio, desde o início do actual ciclo estratégico do Grupo Generali.

DA TEORIA À PRÁTICA

«A jornada que a Generali Tranquilidade tem feito no que toca à DE&I demonstra o nosso compromisso em relação a este tema. Acreditamos numa sociedade mais justa e equitativa e queremos contribuir activamente para este objectivo». Quem o diz é Ana Rita Loução, directora de Recursos Humanos & Organização da Generali Tranquilidade. E as iniciativas que a empresa tem implementado mostram como tem materializado este compromisso.

Em 2024, num dos momentos mais importantes para a Generali Tranquilidade – o evento onde anunciámos a nossa nova marca –, contámos com o apoio de catering do Café Joyeux, uma família de cafés-restaurantes que emprega e forma pessoas com dificuldades intelectuais e de desenvolvimento. Já em 2023 o Café Joyeux tinha estado connosco na iniciativa “Lanche DE&I: Servido com o coração”, para assinalar o dia 21 de Março, Dia Internacional da Síndrome de Down.

Todos os anos a Generali Tranquilidade tem organizado a Semana DE&I, que aproveita a comemoração do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, no início de Dezembro, para promover iniciativas relacionadas com os vários pilares de actuação.

Em 2022, por exemplo, decorreu uma sessão, em parceria com a Associação Salvador, chamada “Uma hora que mostra uma vida”, onde os colaboradores puderam experienciar como é estar numa cadeira de rodas e os desafios inerentes a essa condição. Já em 2023 organizámos, entre outros momentos, um workshop de Língua Gestual Portuguesa e uma sessão sobre Linguagem Inclusiva, e convidámos Simone Fragoso, atleta paralímpica, para ouvirmos o seu testemunho na primeira pessoa.

Em Dezembro de 2023, aproveitando a época festiva, integrou-se o espírito da DE&I nas comemorações habituais desta época do ano com um toque multicultural. Sob o mote “O Natal é onde e quando quisermos”, demos a conhecer várias formas de celebração e tradições natalícias de todo o globo. Na Festa de Natal o catering foi pensado de forma a incluir iguarias típicas dos vários países, algumas delas dos países de origem dos nossos colaboradores. Sobrou ainda espaço para um momento solidário, um Mercado de Natal com associações de cariz social que apoiam directamente projectos relacionados com os nossos cinco pilares da DE&I.

No que toca à temática do género e à questão da equidade, uma das iniciativas mais relevantes que pusemos em prática em 2024 passou pela eliminação da disparidade salarial entre homens e mulheres, o chamado gender pay gap.

Em 2021 ainda estava em falta a revisão de disparidades salariais de género em 10% dos colaboradores, um valor que hoje já está nos 0%, fruto de um trabalho de ajuste nos indicadores, de forma a garantir remuneração justa e com critérios em nada relacionados com o género.

Historicamente, a actividade seguradora sempre contou com muitos mais homens do que mulheres, mas também isso, hoje, é uma realidade bastante longínqua daquela que se vivia há alguns anos. Actualmente, na Generali Tranquilidade temos cerca de 48% de mulheres e 52% de homens.

ESTA É UMA MISSÃO DE TODOS

«Apesar de a temática DE&I estar sob a alçada dos Recursos Humanos, acreditamos que é um trabalho que depende de todos nós. Por essa razão, em 2022, criámos um grupo multidisciplinar de colaboradores, cujo objectivo é acelerar o desenvolvimento de iniciativas relacionadas com os vários pilares», partilha Inês Feliciano, da equipa de Recursos Humanos & Organização e também responsável por coordenar este grupo de trabalho.

Hoje mais de 15 colaboradores fazem parte das equipas que apoiam a idealização e implementação de dinâmicas relacionadas com a temática. Acreditamos que este modelo tem sido uma mais-valia, pois permite integrar a visão de várias pessoas com contextos, experiências, áreas e antiguidades distintas, garantindo que temos embaixadores DE&I espalhados um pouco por toda a companhia, para nos ajudarem a passar a mensagem.

Sob este princípio, em 2024 desafiámos os trainees do programa “Rocket” a desenvolver, em grupos, propostas de iniciativas de DE&I. Este plano de acção foi apresentado pelos trainees há umas semanas a um júri composto por membros da Comissão Executiva, da Direcção de Recursos Humanos & Organização e elementos da equipa de trabalho responsável pela iniciativa. Desta apresentação saíram contributos valiosos, que teremos oportunidade de pôr em prática em breve.

Também no recrutamento e nos programas de talento jovem procuramos assumir um olhar com a lente da DE&I. Recebemos frequentemente colaboradores de outros países do Grupo que não falam português e damos a oportunidade a portugueses de assumirem posições noutras geografias ou de participarem em projectos internacionais. Além de serem muitas vezes oportunidades para o desenvolvimento da carreira, são também oportunidades de desenvolvimento pessoal em contextos multiculturais, onde há muito potencial de aprendizagem e de troca de experiências extremamente enriquecedora para todas as partes.

A DE&I, mais do que um chavão, é uma atitude e uma forma de estar, e por essa razão acreditamos que contar com o interesse e envolvimento dos colaboradores é fundamental para promover uma cultura inclusiva.

SEM FRONTEIRAS

Sendo uma prioridade estratégica em todo o Grupo Generali, as iniciativas de DE&I não conhecem fronteiras. Prova disso são as comunidades multidisciplinares de colaboradores que se juntam mensalmente, em formato digital, um pouco a partir de todo o mundo para trocar ideias, experiências e testemunhos sobre os temas em debate. Actualmente, na Generali, existem dois grupos activos: o We Proud, composto por mais de 1000 membros LGBTQIA+ e aliados que procuram sensibilizar para este tema; e o TOGETHER, uma comunidade criada em 2023 para trabalhar em acções que visam consciencializar e promover iniciativas em prol da igualdade de género.

Recentemente, num esforço conjunto, membros de ambas as comunidades aliaram-se para criar o mais recente programa global da Generali para sensibilização e formação. Sob o mote “Ultrapassar os nossos preconceitos para construir uma cultura inclusiva”, este programa vai, ao longo de várias sessões, explorar os preconceitos inconscientes e formas de os combater.

Na sua 7.ª edição, temos ainda a campanha “Be Bold For Inclusion”, uma iniciativa assinalada no Dia Internacional da Mulher, na qual se promove o diálogo sobre temáticas DE&I e acções nos vários países, num momento que mobiliza equipas de liderança e CEO de várias unidades de negócio do Grupo.

Para promover capacidades de design thinking, liderança e trabalho em equipa aplicadas ao contexto de DE&I, anualmente o Grupo lança candidaturas ao programa Shape DEI, onde colaboradores de todas as geografias podem candidatar-se a apresentar, em grupos multidisciplinares e constituídos por pessoas de vários países, projectos que contribuam para acelerar a agenda de DE&I da Generali. Esta é uma oportunidade única para viver a diversidade e provar como pode acrescentar valor aos nossos projectos, criando iniciativas com impacto em milhares de colaboradores do Grupo Generali.

Mais recentemente, em Junho, celebrámos ainda o Mês do Orgulho LGBTQIA+, onde várias empresas do Grupo Generali se fizeram representar nas marchas que se realizam nesta altura do ano. Marcámos presença em algumas cidades europeias, como Milão, Paris, Luxemburgo e Munique, depois de já em 2023 o Grupo Generali ter sido patrocinador oficial da marcha em Milão.

O QUE AINDA FALTA FAZER?

Apesar do longo caminho já percorrido, ainda há muito por fazer. Em 2021, no Generali Global Engagement Survey (um inquérito realizado em todo o Grupo Generali), mais de 70% dos colaboradores em Portugal já identificava práticas positivas na valorização de diferenças geracionais, de género e culturais. Mas estamos conscientes de que ainda há muito que pode ser feito e continuaremos empenhados em promover e reforçar esta cultura, que faz parte da nossa matriz.

Continuamos a trabalhar para aumentar o número de mulheres em posições de liderança e gestão, um objectivo com o qual todo o Grupo Generali está comprometido. A ambição é clara: atingir 40% de mulheres em posições estratégicas ao nível de todo o Grupo Generali. Actualmente, em Portugal, contamos com mais de 35% de mulheres em posições de chefia, e se centrarmos esta análise nos cargos de direcção, o número sobe para 39%.

Para já, temos alguns projectos que ainda não podemos revelar, mas que acreditamos que continuarão a promover a mudança e a contribuir para um ambiente de trabalho diverso e inclusivo, onde cada pessoa se sinta não “apenas” incluída, mas incentivada a ser ela própria, no seu máximo potencial, e a apoiar os outros a fazê-lo.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Igualdade, Diversidade e Inclusão” publicado na edição de Julho (n.º 163) da Human Resources.

Caso prefira comprar online, tem disponível a versão em papel e a versão digital.

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