Geração Y quer equilíbrio entre vida pessoal e profissional

Um inquérito da Hays Portugal revela que estes profissionais, também conhecidos por millennials, desejam trabalhar em áreas que os façam sentir realizados, mais do que receber bons salários.

O estudo “Geração Y – Um Novo Paradigma Laboral” faz uma análise das principais motivações e preferências dos profissionais daquela geração, com base num inquérito feito a mais de 650 portugueses com idade até aos 35 anos.

Comparativamente com a Geração X – que pensava em fazer carreira durante 50 anos na mesma empresa, com grandes benefícios inerentes à medida que marcava uma posição -, esta nova geração toma essas preferências como secundárias. Como objectivo de carreira a longo prazo, ter um pacote salarial elevado é importante, mas para a maior parte dos inquiridos gozar de equilíbrio e satisfação entre a vida pessoal e profissional (53%) é o fundamental, bem como trabalhar em prol da realização (73%).

Os profissionais da Geração Y consideram que obter certificações, ter seguro de saúde, formação, um espaço para refeições e flexibilidade de horários são os factores mais atractivos numa organização, em detrimento de benefícios que possam usufruir na vida pessoal, tickets de refeição e Stock Option. O estudo mostra ainda que os profissionais com idade até 22 anos são aqueles que mais importância dão ao Plano de Poupança Reforma (PPR), comparativamente à faixa etária seguinte, dos 23 aos 26 anos, que atribui menor importância a este benefício.

Outros dados deste estudo:

  • Os inquiridos até aos 26 anos são os que menos preferem arriscar e se mantêm focados na sua área de formação, em oposição aos inquiridos mais velhos, dos 27 aos 35 anos.
  • Cerca de 58% dos inquiridos referem trabalhar num protejo na sua área de formação, que lhes possibilite estabilidade financeira e perspectivas de continuidade, como principal objectivo em início de carreira. 36% desejam experimentar vários trabalhos em diversas áreas e apenas cerca de 18% pretendem integrar um projecto na área para ganhar experiência.
  • A Geração Y procura ainda fugir aos meios de comunicação tradicionais quando comunica com os colegas de trabalho, dando preferência a uma comunicação presencial e mais tecnológica. Estes prefere o email ao telefone ou telemóvel.