Gestão de pessoas: a tarefa que nunca tem fim

Nos últimos 14 meses, a pandemia da Covid-19 veio trazer alterações profundas às nossas vidas. Algo que temos constatado a um ritmo quase diário. Estamos, a uma escala mundial, desde Março de 2020, a tentar lidar com as mudanças estruturais que a crise sanitária trouxe. E muitas delas vieram para ficar.

Por João Morgado, Co-CEO da Zome

 

No seio das empresas, os líderes têm hoje, mais do que nunca, o desafio de manter o espírito da equipa que passou de estar concentrada num escritório para estar espalhada por dezenas ou centenas de escritórios. Como todos percebemos, num ano em que o distanciamento social foi a regra, estivemos mais próximos do que nunca. Algo que sentimos ao nível familiar/social e também profissional.

Por isso, este é também o momento em que as empresas devem demonstrar aos colaboradores que estão com eles, que valorizam o seu compromisso profissional e que se preocupam com o seu bem-estar. Podem fazê-lo, por exemplo, ao continuar a apostar na formação.

Naturalmente, em modos distintos daqueles a que assistíamos antes da pandemia, mas nada impede que as formações se realizem. E podem ser formações no âmbito de actividade da empresa ou mesmo no âmbito de áreas relacionadas ou de áreas de interesse dos colaboradores. Foi isso que fizemos na Zome, onde preparámos vários momentos de formação ao longo dos últimos meses para os nossos colaboradores. Organizámos, por exemplo, formação em neurociência aplicada, com base na metodologia do NeuromapTM, da Salesbrain, com o objectivo de aumentar o conhecimento em torno do funcionamento do cérebro humano.

Na verdade, este foi um ano intenso ao nível de iniciativas de valorização profissional. Lançámos um modelo único de evolução de carreira, um modelo exclusivo da Zome – o T4 – que foi construído para reforçar as competências dos consultores da empresa e fazer com que todos possam vir a desenvolver competências de gestão e liderança. Queremos dar ferramentas para que todos possam ambicionar ser gestores da sua própria equipa.

E porque as empresas devem estar sempre ao lado dos seus colaboradores para os ajudar a ultrapassar todos os desafios também lançámos a Academia Startup. Trata-se de um plano integrado de treino com quatro meses de duração, onde já participaram mais de 220 consultores a nível nacional, e cujo objectivo é que tenham contacto com actividades diárias que asseguram, quando cumpridas e realizadas, resultados muito mais rápidos que a média de mercado.

Estas foram iniciativas anunciadas num contexto desafiante e atípico, de combate à pandemia. Mas a verdade é que já estavam a ser preparadas e o contexto só demonstrou a sua importância. Porque são o reflexo daquilo que defendemos para a gestão de pessoas: os gestores têm a responsabilidade de dotar os seus colaboradores das melhores ferramentas para enfrentar os vários desafios profissionais que têm pela frente, pois esta é a melhor forma de contribuir para o sucesso da organização.

É claro que todas as empresas querem colaboradores produtivos. Mas os colaboradores mais produtivos são não só os mais qualificados, como também os mais realizados no seu percurso pessoal e profissional. E isso requer investimento e empenho por parte das empresas.

Afinal, a gestão de pessoas é uma tarefa que nunca tem fim.

Ler Mais