Gestão de Pessoas em tempos de incerteza: 5 aspectos críticos

Após os últimos acontecimentos provocados pela expansão da COVID-19, nunca antes os ambientes VICA (Voláteis, Incertos, Complexos e Ambíguos) e a transformação digital fizeram tanto sentido.

Por Jordi Aspa, director-geral da Meta4 Iberia

 

Enfrentar uma situação como a actual, em que circunstâncias externas inesperadas forçam a sociedade e, consequentemente, as organizações a adoptar novas medidas em tempo recorde, pode ser uma oportunidade para descobrir até que ponto a tecnologia é um aliado imprescindível, que permite que as empresas ultrapassem os novos desafios e continuem com as suas actividades de negócio, mesmo nas circunstâncias mais adversas.

Nesta situação, na qual a função de Recursos Humanos assume um papel de liderança, a fim de garantir a segurança dos seus colaboradores e a continuidade dos seus negócios, a tecnologia é um excelente parceiro que pode ajudar as empresas a adaptarem-se de forma rápida e flexível às necessidades deste novo contexto de incerteza.

Assim, na Meta4, identificámos cinco aspectos críticos que, neste contexto, as áreas de Recursos Humanos podem promover e assegurar, graças às possibilidades oferecidas pela tecnologia e, especificamente, graças às soluções cloud de Recursos Humanos:

  • Assegurar a continuidade do negócio. Em situações delicadas como a que estamos a experienciar, o alinhamento dos RH e colaboradores com as necessidades dos seus clientes é fundamental para a sobrevivência das organizações. E, neste contexto, no qual se exige à organização uma engrenagem perfeita, as soluções cloud permitem que colaboradores e colegas de RH acedam a dados e informações actualizadas a partir de qualquer computador ou dispositivo móvel, desde que este cumpra alguns requisitos básicos. Tal permitirá às empresas continuarem a prestar os seus serviços graças ao teletrabalho, desde que a natureza do seu negócio o permita. Além disso, este tipo de solução em nuvem garante a segurança dos processos, por ser o fornecedor o responsável por manter todas as informações da empresa, independentemente do dispositivo ou do colaborador que acede.

 

  • Garantir a continuidade dos processos de RH mais críticos: não há dúvida de que a gestão de processamento salarial é um dos processos mais críticos para a área de Recursos Humanos e para as empresas. Este processo pode ser garantido graças à externalização da plataforma tecnológica, assegurando que tem planos de segurança e contingência para garantir a continuidade das operações. No actual contexto de incerteza, ter uma solução SaaS permitirá que as organizações garantam um aspecto tão importante, como o pagamento dos salários aos seus colaboradores.

 

  • Assegurar o cumprimento das normas: Outra das vantagens que deriva da constante evolução das soluções cloud é a actualização permanente, questão que garante a conformidade regulatória de todos os processos de Recursos Humanos, como por exemplo, e no caso das empresas portuguesas, o cumprimento da mais recente alteração de apoios de estado para as organizações e colaboradores que exige que as empresas giram o tempo e as actividades de trabalho dos seus colaboradores. E, mesmo que não tenha mudado nada com a declaração do Estado de Emergência, é necessário que as empresas continuem a cumprir esta obrigação. A possibilidade de habilitar uma transferência virtual de um Portal do colaborador ou aplicação móvel, bem como a possibilidade de declarar as horas trabalhadas pelos colaboradores, são duas opções que é possível continuar a realizar. Permite também uma adaptação rápida a eventuais novas medidas, como a alteração legal relacionada com o pagamento de salários, que podem surgir em curso da situação atual.

 

  • Garantir a continuidade dos processos estratégicos: graças à permanente evolução funcional e tecnológica das plataformas SaaS, as organizações podem continuar a gerir processos estratégicos para seus negócios, como a selecção – através de entrevistas em vídeo, evitando riscos desnecessários – ou como, graças às soluções de e-learning, os colaboradores podem continuar a aceder aos seus programas de formação durante este período sem ter que interromper os seus planos de desenvolvimento, com o possível custo que tal implicaria para as empresas

 

  • Garantir a segurança e privacidade na gestão de processos de RH e pagamentos de salários: a externalização da gestão de riscos e delegar a especialistas o design da segurança, supervisão e cumprimento de políticas e padrões reconhecidos no mercado auditados por terceiros e evidenciados mediante certificados de segurança de qualidade.

 

E, apesar de ouvir falar há muito tempo das múltiplas vantagens competitivas que as soluções cloud trazem às empresas e, especificamente, aos profissionais de Recursos Humanos, agora mais do que nunca, ficará claro que as organizações que contam com este tipo de soluções poderão gerir este novo desafio que nos foi colocado no caminho e que, sem dúvida, uma vez superado, acelerará a transformação para o futuro do trabalho.

 

 

Ler Mais
pub


Comentários
A carregar...