Gestão de Recursos Humanos em alta. Procura destes perfis está a aumentar

De acordo com a Hays, o mercado de Recursos Humanos mantém a dinâmica positiva já registada noutros anos, com as empresas a continuarem a recrutar. Este cenário positivo deve-se, em parte, ao movimento natural de profissionais entre empresas, mas também ao aumento do investimento em Portugal. Isto traduz-se na necessidade de criar novos postos de trabalho e, consequentemente, no recrutamento e gestão de mais recursos humanos.

 

A procura por HR managers aumentou bastante, com o objectivo de implementar e desenvolver políticas de Recursos Humanos, assim como trabalhar estratégias eficazes para a atracção e retenção de talento. «A função de recruiter também foi bastante solicitada em 2021, pela forte pressão para um crescimento rápido, principalmente em sectores como o tecnológico. HR Business partners continuam a ser requisitados para dar um suporte mais especializado a diferentes departamentos e/ou áreas de negócio», comenta Mário Rocha, senior manager na Hays.

Além destas mudanças, Mário Rocha explica que «a maior especialização do departamento de Recursos Humanos em algumas empresas, levou ao aumento da procura pela função de técnico de Payroll».

O senior manager na Hays destaca que esta tendência de investimento no tecido empresarial português será para continuar. «Com estes investimentos surgem novas unidades industriais assim como centros de serviços partilhados, que irão aumentar a necessidade de se desenvolverem melhores estratégias para atrair e reter profissionais. Por isso, será necessário recrutar profissionais capazes de atrair e reter capital humano, assim como trabalhar as estratégias e políticas de Recursos Humanos», acrescenta.

Num mercado bastante competitivo será também importante as empresas desenvolverem políticas de compensações e benefícios em linha com as principais tendências. «Os especialistas em Compensação e Benefícios serão dos especialistas mais solicitados em 2022, seguindo-se de HR manager, HR Business partner e recruiter», refere Mário Rocha.

Ler Mais