Realizado no Casino Estoril, o jantar reuniu representantes institucionais, empresariais e parceiros dos dois lados do Atlântico, numa noite dedicada a uma relação que, ao longo das últimas seis décadas, tem aproximado pessoas, empresas e culturas.
A homenagem a Gonçalo Rebelo de Almeida destacou precisamente esse trabalho de aproximação, reconhecendo o papel desempenhado «na criação e consolidação de pontes entre os dois países e numa relação que ultrapassa a dimensão económica, assentando também numa forte proximidade cultural, histórica e humana».
O reconhecimento assume particular significado num momento em que as relações entre Portugal e o Brasil continuam a ganhar relevância. Também para a Vila Galé, o Brasil ocupa há muito um lugar central na estratégia de internacionalização do grupo, num percurso construído com um conhecimento do país e com uma aposta continuada na ligação entre os dois mercados.
A distinção integrou a gala organizada pela TAP Air Portugal, em parceria com a Fundação Luso-Brasileira e o Turismo de Cascais, para assinalar os 60 anos do primeiro voo regular a jato da companhia entre Lisboa e o Rio de Janeiro. Uma ligação iniciada em 1966 com um Boeing 707.
A noite contou ainda com intervenções de Carlos Oliveira, presidente do Conselho de Administração da TAP e de Luís Rodrigues, presidente executivo da companhia, e com um programa cultural que reforçou o espírito luso-brasileiro da celebração, através das actuações de Ney Matogrosso, acompanhado por Pedro Jóia e pela sua banda, e de António Zambujo.

















