Google e YouTube estão a apostar no combate à desinformação. Saiba como.

A Google e o YouTube anunciaram a atribuição de 13,2 milhões de euros para a Rede Internacional de Verificação de Factos (IFCN) para lançar um novo Fundo Global de Verificação de Factos para apoiar a sua rede de 135 organizações de verificação de factos em 65 países, cobrindo mais de 80 idiomas.

«Baseado no nosso trabalho anterior para responder à desinformação, esta é a maior contribuição única da Google e do YouTube para a verificação de factos», lê-se em comunicado.

A Google.org está a disponibilizar uma contribuição de 2.5 milhões de euros à TechSoup Europe para lançar um fundo de aceleração e irá ajudar ONGs na luta contra a desinformação juntamente com outra contribuição para a Demagog para construir um ecossistema de verificação de factos na região.

O YouTube lançou a iniciativa de literacia digital, “Hit Pause”, para ajudar as pessoas a avaliar o conteúdo que assistem e partilham disponibilizando dicas sobre como identificar diferentes tácticas de manipulação usadas para espalhar desinformação.