Google promove iniciativa para capacitar mulheres e grupos subrepresentados em Portugal

No dia em que o Porto recebe a Cimeira Social, organizada pela Presidência Portuguesa da União Europeia, e com a qual pretende enfrentar os desafios do presente e do futuro sem deixar ninguém para trás, a Google anuncia 10 sessões do #IamRemarkable até o fim do ano em Portugal, reforçando o compromisso de uma transição digital inclusiva.

O #IamRemarkable é uma iniciativa para “empoderar” mulheres e para capacitar grupos sub-representados a falar abertamente sobre as suas realizações no local de trabalho e para além dele, quebrando assim as normas de modéstia ou preconceitos. Desde Novembro de 2018, a iniciativa chegou a cerca de 77.000 participantes em 37 países da Europa, e ajudou as mulheres a sentirem-se mais confiantes, a serem mais ativas na autopromoção e/ou a passarem por um crescimento profissional.

As sessões do #IamRemarkable serão feitas em parceria com associações e ONGs em Portugal, de forma a chegar às mulheres e à população sub-representada que mais poderão beneficiar do projecto.

A primeira sessão fará parte de um webinar do Atelier Digital, que irá decorrer nos dias 18, 19, 20 e 21 de Maio, desta vez destinado exclusivamente para o público feminino e, mais uma vez, em colaboração com o Conselho Coordenador dos Institutos Politécnicos Portugueses. Qualquer mulher poderá participar e as informações estarão no site do Atelier Digital.

O objectivo do Atelier Digital continua a ser formar pessoas (com ou sem formação académica, empregados ou desempregados) em competências digitais, dotando-as das ferramentas necessárias para reposicionar-se no mercado ou colaborar na transformação digital dos seus negócios, contribuindo para fomentar o empreendedorismo em Portugal. Desde o lançamento do Atelier Digital em 2016 foram formadas mais de 100.000 pessoas em Portugal e, de acordo com um estudo independente e em curso da Ipsos, desde 2017, 53% das pessoas que participaram na formação do Atelier Digital e optaram por responder ao inquérito eram mulheres.