
Gosta de praias sem gente? Entre as praias mais originais e secretas da Europa, duas são portuguesas
Os famosos destinos de praia europeus oferecem sol e mar, além de locais históricos e uma gastronomia de qualidade. Os utilizadores do motor de busca de voos e hotéis Jetcost.pt seleccionaram as 14 praias mais originais e secretas da Europa e, duas delas estão em Portugal.
Eis as 14 praias mais originais e secretas da Europa escolhidas pelos utilizadores:
Praia da Marinha, Algarve (Portugal)
O Algarve, no sul de Portugal, é um dos litorais mais bonitos da Europa. A cerca de 60 quilómetros de Faro, para oeste, fica a Praia da Marinha, considerada a mais bonita do sul de Portugal e uma das 10 mais bonitas da Europa. É também o ponto final (ou de partida) da Rota dos Sete Vales Suspensos, considerada a melhor rota de caminhadas da Europa. É uma trilha de 11,5 km (ida e volta) que chega à praia de Vale Centeanes e oferece belas vistas do Atlântico, enquanto caminha no topo das falésias costeiras.
Praia dos Três Irmãos, Algarve (Portugal)
Embora o seu nome original seja Praia do Alvor Nascente, é mais conhecida como a Praia dos Três Irmãos devido às três formações rochosas no lado este, com rochas altas e penhascos, que são conhecidas como falésias. Do outro lado há dunas que se estendem por um quilômetro.
Praia de las Catedrales, Lugo, Galiza (Espanha)
A praia das Catedrales, declarada Monumento Natural, é uma das mais famosas de toda a Galiza e de Espanha. Mais peculiares são as suas formações rochosas criadas pelo vento e pela água, que levaram à criação de formas curiosas. Na maré baixa, é possível andar descalço sob cavernas e descobrir arcos dentro de outros arcos. A visita na maré alta pode ser feita do topo da falésia, mantendo a distância de segurança adequada. Embora a entrada seja gratuita, para evitar aglomerações, é necessário reservar nos meses de Julho, Agosto e Setembro.
Praia de Elafonisi, Creta (Grécia)
Localizada na costa sudoeste da ilha de Creta, Elafonisi é, às vezes, considerada o “Caribe do Mediterrâneo” pela sua praia branca com tons de rosa e/ou turquesa das suas águas quentes. Mesmo em frente à praia está a pequena ilha de Elafonissi que, de acordo com as marés, às vezes liga-se ao continente através de uma estreita faixa de areia, enquanto, com a maré mais cheia é uma ilha que pode ser alcançada caminhando pelas águas do mar que chegam aos joelhos.
Cala Mariolu, Sardenha (Itália)
É uma pérola do Golfo de Orosei, na costa centro-oeste da Sardenha, um canto selvagem e virgem, uma enseada caracterizada por abundantes pedras brancas e rosa que são descobertas após um passeio pela natureza da selva ou um passeio de barco. É conhecida por é pùligi de nie (as pulgas de neve) algumas pedras brancas e cor-de-rosa, misturadas com a areia, que a compõem. O fundo do mar merece um mergulho, pois é um habitat para várias espécies. Os golfinhos também aparecem ocasionalmente na costa.
Cala Macarella, Menorca, Ilhas Baleares (Espanha)
É uma pequena enseada em Menorca, nas Ilhas Baleares, rodeada por falésias, com águas azul-turquesa e um ambiente borgem. Fica a 14 quilómetros de Ciutadella e faz parte da Área Natural de Interesse Especial na costa sul de Ciutadella. É considerada uma das praias mais bonitas de Menorca e uma das mais visitadas.
Praia da Marina Grande, Positano, Campânia (Itália)
A Praia da Marina Grande é a principal praia de Positano e uma das mais famosas da Costa Amalfitana. Com a sua localização pitoresca emoldurada pelas falésias coloridas de Positano, fica no sopé da igreja da cidade, a Chiesa dell’Assunta. Possui uma extensão de cerca de 300 metros e é composta por seixos e areia preta. Algumas secções desta praia são privadas e o acesso pago. Os preços para um dia podem variar entre 30 e 50 euros para uma sombrinha de sol e duas cadeiras.
Fomm ir-Rih, Mgarr (Malta)
Fomm ir-Rih, a praia mais selvagem e isolada da ilha de Malta, não é apta para cardíacos: o caminho de descida é íngreme e pode-se tornar escorregadio, embora leve apenas 20 minutos para caminhar do pequeno estacionamento, a subida pode levar mais tempo. No entanto, vale a pena pelas águas cristalinas e vistas das falésias circundantes, além da sensação de ter escapado das multidões.
Praia de Calahonda, Málaga, Andaluzia (Espanha)
É a praia mais fotografada e visitada de Nerja, devido, entre outras coisas, à sua localização central perto do Paseo del Balcón de Europa, um miradouro com vistas sobre o Mar Mediterrâneo, e adjacente à enseada de Chorrillo. As suas antigas casas ou armazéns construídos junto às rochas, com paredes brancas e portas azuis conferem a esta praia um charme particular. A sua localização torna-a um local ideal para desportos aquáticos, como snorkeling ou mergulho.
Praia de Ölüdeniz, Costa Turquesa (Turquia)
A Costa Turquesa, localizada no sul da Turquia, é uma área banhada pelas margens do Mar Mediterrâneo entre os golfos de Antália e Fethiye. Os destaques incluem a praia de Ölüdeniz e a Lagoa Azul, conhecida pelas suas águas azul-turquesa que oferecem uma grande variedade de atracções turísticas. É também o ponto de partida para uma das maiores e mais conhecidas rotas da Turquia, o Caminho Lício.
Baía do Zagare, Gargano, Apúlia (Itália)
Um par de falésias de calcário esculpidas e moldadas pelo vento são o emblema e a característica distinta da Baía de Zagare, também chamada Baia dei Mergoli, localizada perto da cidade de Mattinata, na península de Gargano, um promontório localizado ao norte de Puglia. O nome vem das laranjas e limões que, com a sua floração, perfumam o ar, mas também da Baia dei Mergoli devido à populosa colónia de melros que se aninham aqui todos os anos. A praia é considerada uma das 10 mais bonitas do mundo.
Cala del Moraig, Alicante, Comunidade de Valência (Espanha)
Situa-se entre Moraira e Jávea, no município de Poble Nou de Benitatxell. É uma praia de cerca de 300 metros de comprimento, com cascalho, areia e águas cristalinas que convidam à imersão. Situa-se num local rodeado de falésias, formações rochosas e vegetação, escondido atrás do maciço de Puig Llorença. Entre as rochas e saliências dos arredores, destaca-se a Cova del Arcs, uma caverna de água que é, na verdade, a saída para o mar de um rio subterrâneo.
Zlatni Rat, Ilha de Brač (Croácia)
A ilha de Brac, no Mar Adriático, na costa da Dalmácia, tem a sua única praia em forma de ponta de lança que se estende como um chifre dourado no mar com quase mil metros de comprimento. Também é chamado de Promontório Dourado, pela sua forma estranha e variável. É considerada uma das melhores praias da Europa e do mundo e é um símbolo do turismo croata e da beleza natural. Há uma floresta de pinheiros mediterrânicos centenários à beira da água, onde pode encontrar uma sombra para escapar do sol durante as horas mais quentes do dia.
Praia do Papagaio, Lanzarote, Ilhas Canárias (Espanha)
No sul de Lanzarote encontra-se a praia do Papagaio, uma enseada de areia branca, pequenas dimensões e em forma de concha. Localizada numa cavidade, que tem acesso por um pequeno caminho, é protegida do vento e num ambiente quase selvagem. Situa-se na área protegida do Parque Natural dos Ajaches.