“Gostamos de manter uma ligação próxima com os nossos colaboradores, estando atentos às suas necessidades e sugestões”

Patrícia Cristóvão, Diretora de Recursos Humanos da SAP Portugal, explica quais os conceitos desenvolvidos pela multinacional de TIC que levaram à sua distinção como Top Employer em 2020 e em 2021. A constante atenção à valorização e bem estar dos seus colaboradores, são algumas das práticas que dão vantagem competitiva à SAP na atracção e retenção de talentos.

– Das práticas de gestão de RH que justificarão a distinção da SAP Portugal como Top employer, quais acredita que os colaboradores mais valorizam atualmente?

A SAP Portugal apresenta diversas práticas de gestão de RH, em esferas distintas, que abordam o colaborador como tal e também como indivíduo que faz parte de uma sociedade. Ou seja, uma versão holística do colaborador. Estas vertentes são, naturalmente, valorizadas pelos nossos colaboradores e, em última instância, justificam a distinção como Top Employer em Portugal.

Na esfera do desenvolvimento, pessoal e profissional, dos nossos colaboradores, destacamos, por exemplo, o facto de possibilitarmos uma enorme opção de formações (desde hard a soft skills) que são muito valorizadas pelos colaboradores e pelo próprio mercado. Adicionalmente, promovemos e incentivamos o desenvolvimento de carreira, dos nossos colaboradores, através de projetos de mentoria, fellowships ou shadowing.

Em detrimento da realização de uma sessão anual para avaliação do desempenho, são realizados recorrentemente diálogos, chamados “SAP Talks”, entre o colaborador e a respetiva chefia, para análise do desempenho, plano de formação, partilha de feedback, alinhamento de objetivos, etc. Destacamos o facto de a pandemia não ter impossibilitado mobilidades internas e progressão de carreira, progressões salariais, bem como a atribuição de bónus de desempenho.

Na esfera da comunicação, orgulhamo-nos de privilegiarmos uma comunicação clara e transparente, que é muito valorizada pelos colaboradores, devido ao sentimento de confiança e segurança que tal gera.

Na esfera da saúde e bem-estar, desenvolvemos diversas práticas e iniciativas, as quais, no atual contexto de teletrabalho, têm ganhado ainda mais importância e sido mais valorizadas. Alguns dos exemplos passam pela promoção de hábitos de saúde física e mental junto de todos os colaboradores, através da organização de diferentes atividades (ex.: workshops de alimentação saudável, prática da mindfulness, aulas de Yoga, Pilates, Total Condicionamento, dicas de bem-estar, etc.).  Os nossos colaboradores têm também à disposição um programa de assistência, ao qual podem recorrer, de forma gratuita e anónima, sempre que sentem necessidade de apoio psicológico, bem como a possibilidade de consultas, gratuitas, previamente agendadas com um psicólogo. Entre muitas outras iniciativas a que demos início no contexto da pandemia. Por outro lado, e sabendo que isto é particularmente valorizado, temos mantido sempre o regime de teletrabalho.

– Num mercado altamente concorrencial como o vosso, o que vos distingue enquanto local de trabalho e vos dá vantagem na atracção e retenção de talento?

Efetivamente, o mercado de trabalho de TI é altamente concorrencial e a atração e retenção de talento pode ser um desafio. Assim, e de forma a fazermos face a esse desafio, gostamos de manter, em primeiro lugar, uma ligação próxima com os nossos colaboradores, estando atentos às suas necessidades e sugestões e, ainda, fazermos por nos adaptar às novas realidades. Pretendemos aliar a nossa maturidade e adaptá-la a estes novos contextos, às novas gerações, diversificando. Por outro lado, temos diversas políticas e práticas internas que são, sem dúvida, fonte de atração e retenção de talento, das quais destacamos o ambiente multinacional existente, a flexibilidade de trabalho, a existência de um pacote de benefícios flexíveis, programas internos de desenvolvimento de talento e, ainda, a promoção da diversidade e inclusão (por exemplo: Women@SAP, Assinatura da Carta Portuguesa para a Diversidade, entre outras iniciativas).

– Como promovem a vossa employee experience e qual a importância que isso assume?

O desenvolvimento, a implementação e constantemente melhoria da employee experience é um dos aspectos básicos e fundamentais para nós. Pretendemos que os nossos colaboradores vivenciem a SAP da melhor forma possível, pois sabemos que isso é importante e positivo para todo o nosso ecossistema (colaboradores, clientes e parceiros) e desempenho da empresa. Promovemos, esta employee experience não só através da implementação de diferentes projetos, já referidos anteriormente, que são partilhados através de comunicações internas ou da criação de sharepoints para partilha de informação, bem como as damos a conhecer ao mercado, nomeadamente, universitário.

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