Gostava de ter um contabilista a fazer-lhe o IRS? Este ano o preço cobrado duplicou
O preço médio cobrado por contabilistas para o preenchimento da declaração de IRS duplicou em 2024, passando de 30 euros no ano anterior para 60 euros, revelam dados da plataforma de contratação de serviços Fixando, que, para além da procura crescente por este serviço, justifica a subida significativa com o aumento da complexidade de informações e opções para optimizar o resultado da declaração de IRS.
De acordo com a mesma análise da Fixando, com a aproximação da data-limite para a submissão das declarações fiscais, a procura pelo serviço de preenchimento do IRS cresceu 46% em Junho face ao mês anterior.
Este aumento sazonal acompanha uma tendência anual, onde se verificou um crescimento de 36% na procura em 2024, comparado com 2023.
«A alteração das tabelas de IRS, com os mínimos de isenção, bem como a entrada de mercado de novos profissionais, são factores que contribuem para que um maior número de contribuintes esteja obrigado a entregar a declaração de IRS», explica um responsável da Sistecon Contabilidade & Seguros, que confirma um aumento superior a 35% na procura pelos seus serviços em 2024.
Sobre o perfil típico dos clientes, a empresa destaca que a maioria são contribuintes que auferiram rendimentos das categorias A e B, mas também titulares de rendimentos das categorias F, G, J e L.
«Trata-se efectivamente de contribuintes com um rendimento anual entre os 50 e 80 mil euros, com algumas particularidades», referem.
A Fixando explica que, apesar do custo associado, contratar um contabilista para preencher o IRS pode traduzir-se numa poupança, pois muitos contribuintes não têm em conta todas as deduções e benefícios possíveis e, ao recorrerem a um profissional, consegue optimizar o resultado da declaração de IRS.