Governo canaliza 300 milhões de euros para a promoção de emprego. As medidas vão abranger jovens, desempregados e imigrantes

Human Resources com Lusa
9 de Agosto 2024 | 08:00

O Governo aprovou ontem um conjunto de medidas para promoção de emprego, no valor de 300 milhões de euros, direccionadas a jovens qualificados, com o objectivo de reter talento no país, e imigrantes. Também vai ser criada uma rede de parceiros, coordenada pelo IEFP, para reforçar a integração de imigrantes.

 

«Nós orçamos o custo total deste conjunto de medidas novas em cerca de 300 milhões de euros, sendo que esses 300 milhões correspondem já a fundos do próprio Instituo do Emprego e Formação Profissional [IEFP], que tem origem em fundos europeus», anunciou a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Maria do Rosário Palma Ramalho, em conferência de imprensa, após a reunião do Conselho de Ministros, no Campus XXI, em Lisboa.

Segundo a governante, a medida + Emprego, de apoio aos desempregados, tem dotação de 135 milhões de euros, e a medida de apoios aos jovens mais qualificados, Talento +, tem um valor de cerca de 100 milhões e desdobra-se em duas medidas, uma de apoio aos estágios e outra de apoio à contratação até um período de 24 meses.

Foi anunciada igualmente a criação de uma rede de parceiros, coordenada pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), para reforçar a integração de imigrantes que não encontram trabalho ou perderam o vínculo laboral.

Continue a ler após a publicidade

«Entendemos que devia ser criada uma rede de parceiros, coordenada pelo IEFP, para reforçar a integração dos imigrantes de países terceiros, desde que estejam inscritos no IEFP como desempregados ou à procura de emprego», anunciou Maria do Rosário Palma Ramalho.

Segundo a governante, esta medida envolve o acompanhamento individual através de um tutor e também cursos de formação profissional de língua portuguesa «e outro apoio de que necessitem».

O Governo aprovou também hoje a expansão da rede de adidos do Trabalho, que serão colocados em embaixadas, para apoiar estrangeiros que queiram trabalhar em Portugal e empresas que queiram recrutar no exterior.

Continue a ler após a publicidade
Partilhar


Mais Notícias