Governo propõe aumentos de 52 euros (ou 2%) na Função Pública em 2024 (central sindical quer um aumento mínimo de 150 euros)

O Governo propôs um aumento salarial de cerca de 52 euros ou 2% em 2024 para os trabalhadores da administração pública, mantendo assim os valores que estavam previstos no acordo assinado há um ano, disse a Frente Comum.

 

«A proposta que o Governo traz hoje para cima da mesa resulta do acordo que apelidámos de empobrecimento, assinado com outras duas estruturas sindicais [da UGT] e aquilo que se verifica é a continuidade desse caminho de empobrecimento», afirmou o líder da Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública, Sebastião Santana, no final de uma reunião com a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, em Lisboa.

Segundo disse, o Governo propôs um aumento de um nível remuneratório, o que equivale a cerca de 52 euros «para a maioria dos trabalhadores» ou 2%, tal como estava previsto no acordo plurianual assinado em Outubro entre o Governo e as estruturas sindicais da UGT.

A Frente Comum, afecta à CGTP, não assinou o acordo com o Governo em Outubro. A central sindical CGTP já deu a conhecer a sua proposta, de aumentos salariais de 15% para 2024 com um aumento mínimo de 150 euros por trabalhador.