Governo quer colocar mais 15 mil trabalhadores em lares até final do ano

Margarida Lopes
19 de Agosto 2020 | 17:41

O programa de reforço de recursos humanos em lares vai contratar mais 15 mil trabalhadores até ao final do ano, anunciou hoje o Governo, lançando ainda o programa PARES, um investimento de 110 milhões de euros em equipamentos sociais.

 

Numa cerimónia no Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS), em Lisboa, a ministra Ana Mendes Godinho, ao lado do primeiro-ministro António Costa, acordou hoje com os representantes do sector social o reforço do programa de apoio de emergência aos equipamentos sociais, coordenado pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), e que já colocou 6200 desempregados, trabalhadores em lay-off e outras pessoas elegíveis a desempenhar trabalho social em mais de mil instituições.

Ana Mendes Godinho, o objectivo do Governo passa por “ir mais longe” pelo que vai ser alargado o número de pessoas abrangidas pelo programa, «para reforço das instituições de modo a poderem preventivamente ter mais pessoas já a trabalhar», tendo por objectivo «colocar até ao final do ano 15 mil pessoas em instituições do sector social de modo a responder às situações da pandemia e incluindo também a vertente da formação».

A medida anunciada resulta, segundo a responsável pelo MTSSS, de um trabalho conjunto e de parceria com as instituições do sector social, em curso desde Março, quando teve início a pandemia em Portugal, mas defendeu que «esta resposta de emergência não esgota» o «horizonte de actuação» do Governo.

Continue a ler após a publicidade

«Por isso, assumimos no Programa de Estabilização Económica e Social (PEES) a prioridade do investimento nos equipamentos sociais e hoje damos aqui um passo fundamental lançando o programa PARES 3.0, com 110 milhões de euros para alargamento da rede de equipamentos, requalificação e melhoria da nossa capacidade colectiva de resposta social, dando prioridade a respostas sociais de apoio a idosos, creches e apoio à deficiência», disse, referindo que o programa foi hoje publicado em Diário da República.

Partilhar


Mais Notícias