Governo renova medidas de mitigação do aumento do preço dos combustíveis para Julho e Agosto

Human Resources com Lusa
1 de Julho 2022 | 10:23
Governo renova medidas de mitigação do aumento do preço dos combustíveis para Julho e Agosto

O Governo anunciou hoje que o desconto no Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP) equivalente a uma descida da taxa do IVA dos 23% para os 13% vai manter-se nos meses de Julho e Agosto.

Escolha a Human Resources como fonte preferida no Google Escolher ›

Em comunicado, o Ministério das Finanças refere que o Governo renovou as medidas de mitigação do aumento do preço dos combustíveis para os meses de Julho e Agosto, através de uma redução nos impostos e aprovou novas medidas para os sectores mais afectados.

«Quanto à compensação por via de redução de ISP da receita adicional de IVA decorrente de subidas de preços dos combustíveis, o valor ficará estabilizado nos próximos dois meses, terminando as atualizações semanais deste imposto», é referido na nota.

Complementarmente, adianta o Ministério na nota, a actualização da taxa de carbono vai manter-se suspensa por mais dois meses.

Continue a ler após a publicidade

O Governo sublinha que a «diminuição da carga fiscal será de 28,2 cêntimos por litro de gasóleo e 32,1 cêntimos por litro de gasolina, adiantando que este desconto será reavaliado em Agosto».

Na nota é também referido que foram igualmente aprovadas novas medidas direccionadas a setores específicos de actividade.

«Para o sector dos transportes de mercadorias é criado o mecanismo de Gasóleo Profissional Extraordinário (GPE), através do qual serão reembolsados 17 cêntimos por litro), até um máximo de 8.500 litros consumidos no conjunto dos meses de Julho e Agosto», refere o Governo, acrescentando que vai manter-se ainda a redução de 50% no Imposto Único de Circulação (IUC) para veículos da categoria D.

No que diz respeito ao sector dos transportes de passageiros, o Ministério das Finanças adianta que foram aprovados apoios financeiros para os autocarros e táxis, em moldes semelhantes aos concedidos em Novembro de 2021 e Março de 2022.

Continue a ler após a publicidade

«Para ambos os sectores (mercadorias e passageiros) mantém-se a prorrogação por cinco anos da majoração de 120% no IRC dos custos com combustíveis (para os que não beneficiam do gasóleo profissional), e a flexibilização do pagamento das obrigações fiscais (IVA e retenções na fonte de IRS e IRC)», segundo a nota.

O comunicado dá ainda conta de um aumento do desconto no ISP para o sector agrícola, que passa de 3,4 cêntimos por litro de gasóleo agrícola, para seis cêntimos por litro, também por um período de dois meses.

Partilhar


Mais Notícias