Grande demissão ou grande atracção? A resposta na edição de Fevereiro da Human Resources
A edição 134 da Human Resources já está disponível, nas bancas e online. Em Fevereiro, o destaque vai para o fenómeno “The Great Resignation”. Um estudo da Mckinsey revela o que está a motivá-lo e identifica o que pode travá-lo. Destaque ainda, como habitualmente no início do ano, para os resultados do estudo de clima organizacional Índice da Excelência.
«Um número recorde de colaboradores está a demitir-se ou a pensar fazê-lo. As organizações que dedicam tempo a aprender porquê – e agem com ponderação – terão vantagem a atrair e reter talentos», afirmam os autores do estudo da Mckinsey, cujas conclusões publicações na edição de Fevereiro da Human Resources.
Nas entrevistas principais, três mulheres: Marília Machado dos Santos, directora-geral da Volkswagen Portugal, fala sobre o desafio de liderança que assumiu há um ano, revelando que esse desafio para por conseguir ter pessoas produtivas e felizes; Marian Salzman, senior vice-president da Philip Morris International e reputada trendspotter, que partilha as principais tendências que identificou para 2022, nomeadamente para o mundo do trabalho; e Anabela Lobo de Carvalho, directora de Recursos Humanos do Grupo Luz Saúde, ou seja, num sector que esteve no epicentro da pandemia.
Mais uma entrevista e um estudo, desta feita sobre tendências para a gestão de talento, da responsabilidade da LLYC. A entrevistada foi a directora senior de Engagement e Deep Digital Busniess Marlene Gaspar, que analisou as principais conclusões.
Em Fevereiro, damos também a conhecer os resultados do Índice da Excelência e as empresas que se distinguiram pelas suas boas práticas na gestão do capital humano, apresentando case studies de várias delas.
Destaque ainda para um estudo exploratório realizado por Nelson Pires, director-geral da Jaba Recordati Portugal, para obter algumas respostas sobre a posição actual e o futuro do trabalho remoto, concluindo que, perante a quinta revolução industrial. o mundo do trabalho não vai ser exclusivamente – nem maioritariamente – digital, será um mundo humano com toque digital.
Uma reflexão de Ana Bicho, CEO da Adclick, sobre que “atletas” precisamos na corrida ao digital, um artigo de Nuno Ferreira Morgado, partner da PLMJ, sobre as medidas laborais podemos esperar em 2022, e um case study que dá a conhecer como a Siemens Portugal inova no recrutamento para encontrar perfis inspiracionais, completam os destaques desta edição.
O Caderno Especial é sobre Comunicação Interna e dá a conhecer as boas práticas do Grupo Vila Galé e da Randstad.
E muito mais, a não perder, nesta primeira edição do ano.
Confira o alinhamento completo aqui.
Seja na versão online ou em papel, não deixe de comprar.