Gratidão: como e porque devem os empregadores mostrá-la aos colaboradores

De acordo com a Harvard Business Review, «a melhor forma de ter estabilidade e sucesso no negócio é fazer de tudo para diminuir is conflitos e aumentar a retenção dos colaboradores. Na agitada necessidade de contratar mais pessoas, as empresas muitas vezes esquecem que falamos de pessoas e as que realmente importam são as que ficam, as que trabalham dia após para que a empresa seja bem sucedida».

 

Antes da implementação de qualquer estratégia de Recursos Humanos com vista à retenção de talento, há algo muito simples que os lideres e os gestores podem implementar perante os seus colaboradores e as suas equipas: mostrar gratidão.

Um estudo levado a efeito por Adam M. Grant e Francesca Gino concluiu que demonstrar gratidão aumenta o comportamento pró-social de quem recebe os agradecimentos. Já o investigador Perry E. Geue chegou à conclusão de que mostrar gratidão se reverte numa série de recompensas. Crie vibrações positivas implementando algumas acções, como:

  • Dê uma salva de palmas – algumas organizações reservam algum para aplaudir publicamente o trabalho dos colaboradores, como o Badger Maps que faz questão de elogiar os funcionários nas reuniões semanais de sexta-feira.
  • Escreva uma nota de agradecimento – escreva um cartão de agradecimento à moda antiga e personalizado, ou seja, à mão e dirigido à pessoa, para mostrar gratidão por um trabalho bem feito.
  • Organize eventos sociais – são gestos agradáveis ​​que também promovem um sentido de comunidade e de grupo dentro da organização.
  • Ofereça tempo, ou seja, uma folga – este é um beneficio cada vez mais apreciado pelos colaboradores das empresas, pelo que convém que os gestores estejam atentos, fomentando-o.

 

 

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