Grupo Ageas Portugal: 1300 razões para tornar a Ageas numa verdadeira love brand

A Comunicação Interna desempenha um papel estruturante no Grupo Ageas Portugal, para que exista uma uniformização de processos, políticas e iniciativas.

 

O Grupo Ageas Portugal caminha, desde 2017, para uma entidade e cultura únicas. Há cerca de três anos iniciou o processo de se tornar reconhecido no mercado nacional como um grupo inovador, não só pela imagem colorida, mas também pelo espírito empreendedor e pela ambição de ir além dos seguros através de soluções de negócio e parcerias inovadoras.

Actualmente, são cerca de 1300 os colaboradores que fazem parte deste universo que tem crescido exponencialmente nos últimos anos, composto pelas marcas comerciais Ageas Seguros, Ageas Pensões, Médis, Ocidental e Seguro Directo. Independentemente do contexto ou da marca, no Grupo Ageas Portugal existe uma filosofia focada na entrega, paixão e empenho das equipas.

Por tudo isto, a Comunicação Interna desempenha um papel estruturante em toda a empresa, para que exista uma uniformização de processos, políticas e iniciativas. Para a criação de uma identidade e cultura únicas, a Comunicação Interna no Grupo Ageas Portugal baseia  a sua actuação em três princípios:

Estratégia: fomentar o compromisso dos colaboradores em torno da estratégia e objectivos da empresa;
Pessoas: imbuir a marca Grupo Ageas Portugal junto dos colaboradores, criando laços afectivos com a marca/empresa e elevando-a enquanto embaixadores da sua própria love brand;
União: incentivar e estimular o sentimento “Ser Ageas”, através da adopção de valores e hábitos que reflectem quem somos e que se espelham na nossa comunicação externa.

Este posicionamento é fulcral para dar coerência à forma como a imagem do Grupo é percepcionada – porque tudo o que se reflecte externamente deve ser prática reiterada internamente.

Para conseguir levar até às pessoas a estratégia e criar um espírito de união, é fundamental saber comunicar o que é verdadeiramente relevante, recorrendo a soluções que passam pela união entre a tradição e a inovação. Do lado tradicional, são promovidas reuniões periódicas presenciais de âmbito global – evento anual que reúne todos os colaboradores; roadshow internos, um périplo da comissão executiva pelos vários edifícios, para intercalar com cada evento anual – e reuniões segmentadas, destinadas à gestão de topo, com temas mais estratégicos e cirúrgicos. Também são organizadas os Open Days& Open Weeks, onde são apresentados, de forma criativa e sem powerpoint, vários projectos estratégicos a serem lançados ao mercado ou que estão em fase de incubação.

Do lado da inovação, a aposta é feita com recurso a ferramentas colaborativas – iOne, a intranet do Grupo e as restantes funcionalidades do Office 365, que permitem que qualquer pessoa esteja conectada desde qualquer lugar. Com base em recursos tradicionais e inovadores, está encontrado o equilíbrio perfeito entre experiência digital e pessoal.

Além do desafio de apresentar uma comunicação diferenciada e adequada aos variados públicos internos, o Grupo Ageas Portugal tem os olhos postos no futuro. Esta preparação começou a ser feita em Setembro de 2019, altura em que o Grupo disse “Olá amanhã” e assinalou a primeira pedra daquela que será a nova sede em Lisboa.

Em 2021 será dado mais um passo na unificação do Grupo e das suas pessoas, com a mudança para dois novos edifícios (em Lisboa e no Porto). Esta mudança é assumida como um dos principais desafios da Comunicação Interna e Recursos Humanos, que ganha um papel ainda mais importante no processo de preparação de todos os colaboradores para a mudança, mas acima de tudo para uma nova forma de trabalhar: mais flexível, autónoma e produtiva.

 

Novas formas de trabalhar
Foi criado o programa NWoW (New Ways of Work), que pretende contribuir para materializar uma visão única da empresa: mais flexível, sustentável e colaborativa, e, consequentemente, contribuir para consolidar a marca institucional e reforçar uma cultura interna única. Como em qualquer empresa líder, a tecnologia irá desempenhar um papel fundamental e vai permitir a simplificação, a automatização, organização dos processos e tarefas e, logo, um maior equilíbrio entre vida profissional e pessoal de todos os colaboradores. Esta aceleração à era digital pretende responder às novas exigências de negócio, através da simplificação de processos, reflectindo a cultura empresarial e o seu ADN, no que diz respeito à inovação e à colaboração. Igualmente, esta mudança vai ser acompanhada por uma evolução ao nível de canais de comunicação interna.

Com os novos edifícios pretende-se promover uma comunidade de novas ideias e de construção do futuro, num ambiente inspirador e de referência, propício ao estímulo e criação de uma cultura forte de empreendedorismo junto dos maiores embaixadores da marca: os colaboradores.

O futuro depende de todos os colaboradores, a empresa vai mais longe e assume como preocupação a saúde e bem-estar das suas pessoas. O Programa Ageas Saudável, lançado em Junho de 2019, promove uma cultura mais saudável na empresa, definido em alinhamento com os valores e visão estratégicos do Grupo: Care (Cuida), Dare (Atreve-te), Deliver (Concretiza) & Share (Partilha). Acreditando que colaboradores saudáveis são colaboradores mais felizes e motivados, este programa assenta em quatro eixos indispensáveis para garantir uma melhor qualidade de vida: actividade física, saúde, nutrição e bem-estar.

O Ageas Saudável materializou-se através da realização de vários workshops pensados para consciencializar os colaboradores para a importância dos hábitos de vida saudável e para a sua prática regular. Temas como alimentação saudável, mindfulness, a importância do
sono, desabituação tabágica, ergonomia, postura corporal e ginástica laboral e actividades como caminhadas saudáveis em grupo, torneios de Padel entre outras, foram algumas das actividades desenvolvidas para ajudar os colaboradores a cuidar do seu bem mais precioso, a saúde. Pretendeu-se também abordar os riscos psicossociais e ainda aumentar os níveis de literacia de saúde dos colaboradores, potenciando um maior conhecimento sobres todos estes temas.

A implementação desta iniciativa tira partido da Médis, enquanto empresa do Grupo, e espelha a experiência desenvolvida com o Programa Empresa Saudável junto dos Clientes Médis Corporate. Com forte adesão por parte dos colaboradores, o programa irá ter continuidade durante este ano.

 

Intra-Empreendedorismo
O foco nos colaboradores vai mais longe e o Grupo aposta agora num programa de Intra empreendedorismo. O Grupo Ageas Portugal tem uma visão ambiciosa e trabalha diariamente para ser o melhor local de trabalho para pessoas empreendedoras e uma das iniciativas que vai permitir alcançar esta meta em 2020 será o novo programa de Intra-empreendedorismo que pretende dar novas oportunidades aos colaboradores.

Fomentar o espírito empreendedor e ultrapassar paradigmas são dois dos motes deste programa, que procura incentivar os seus colaboradores a criar o seu próprio negócio. Com este programa, o Grupo Ageas procura também oferecer condições diferenciadoras a quem trabalha na empresa, bem como potenciar a criação de novos produtos/ serviços que vão além do sector Segurador e assim criar uma proposta de valor diferenciada para os seus clientes.

O propósito do programa é dar as ferramentas e apoio necessário para que as pessoas tenham mecanismos para desenvolver as suas competências empreendedoras e dar vida aos seus negócios de sonho. O programa, que quer tornar as ideias dos colaboradores realidade, é feito a pensar nas pessoas e no seu envolvimento e oferece um acompanhamento transversal.

Estas são apenas algumas das mais recentes acções que comprovam a procura constante de formas inovadoras e colaborativas de comunicar com os colaboradores, através de acções e eventos que surpreendam e que criem uma cultura e identidade interna.

A prova de que este é o caminho certo é o feedback e as reacções diárias às iniciativas levadas a cabo pela empresa, seja através de comentários, abordagens espontâneas ou através de respostas a questionários internos. A proximidade e transparência com que é levado a cabo o processo de comunicação interna passa pelo envolvimento das pessoas, garantindo a satisfação e eficiência interna e promovendo um ambiente colaborativo. Porque, no final do dia, os melhores embaixadores que uma empresa pode ter são os seus colaboradores.

 

Este artigo foi publicado na edição de Fevereiro da Human Resources, no Caderno Especial sobre Comunicação Interna nas empresas.

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