Grupo de empresas cria plataforma para uma luta concertada para manter a empregabilidade

São muitas as questões que têm surgido em consequência da pandemia COVID-19. Uma das mais importantes e que importa debater é a empregabilidade. Assim, um grupo de empresas criou uma plataforma para ajudar a reduzir o ciclo de desemprego.

 

Por Sandra M. Pinto

 

Com a perspectiva de uma taxa de desemprego sem precedentes, com máximos históricos devido à pandemia COVID-19, um grupo de empresas líderes de vários sectores formou a People + Work Connect, uma iniciativa colaborativa online que reúne empresas cujos trabalhadores ficaram desempregados ou tiveram que suspender as actividades dos mesmos, com outras entidades que precisem urgentemente de contratar trabalhadores. Com custo zero para as empresas que se juntam e que participam, a iniciativa foi desenvolvida para reduzir, de forma prática e eficaz, o complexo e, muitas vezes, longo ciclo de desemprego.

A People + Work Connect é alimentada por uma plataforma analytics-driven desenvolvida pela Accenture, que reúne informações relevantes dos trabalhadores por categorias, como localização e experiência. Fornecendo às organizações que têm posições abertas uma visão dos trabalhadores disponíveis para preencher essas vagas, permite que as empresas que têm funcionários disponíveis os ajudem a encontrar novas funções.

«O nosso objectivo era criar, colectivamente, uma solução que permitisse integrar novamente as pessoas no mercado de trabalho, em velocidade e em escala», afirma fonte oficial da Accenture. A People + Work Connect permite melhorar as redes de networking existentes, para além de ajudar a construir novas, fornecendo, de uma forma transparente e imediatada, a possibilidade de perceber quais as forças de trabalho disponíveis, avaliando de acordo com as necessidades. «Desta forma, pode-se reduzir significativamente o tempo que um determinado grupo de pessoas está sem trabalho e também ajudar a diminuir a frustração ao lidar com informações desactualizadas», assegura-se.

 

Uma luta concertada
Criada para abranger vários sectores e regiões geográficas, a People + Work Connect é uma iniciativa global, pensada e desenvolvida pelos executivos das áreas de Recursos Humanos da Accenture, Lincoln Financial Group, ServiceNow e Verizon. E integra já várias empresas líderes de mercado como: ADM, Baxter, Blue Apron, Cargill, Frito-Lay, Marriott, aMondelēz International, Nordstrom, Walmart ou Zenefits.

O projecto conta também com a participação de organizações de referência como a Business Roundtable, o Centro de Estudos Avançados em Recursos Humanos da ILR School da Cornell University, o Center for Executive Succession da Darla Moore School of Business, Gallup e CHRO Roundtable, HR Policy Association, Institute for Corporate Productivity, National Academy of Human Resources, Society for Human Resource Management e a World50.

«O processo de entrada na plataforma é simples e gratuito», sublinha fonte da Accenture, esclarecendo que cada empresa tem de submeter a quatro etapas: confirmação do envolvimento e função da empresa (trabalhadores necessários, trabalhadores disponíveis e embaixadores People + Work Connect), confirmação de um ponto de contacto para fins de inscrição, contacto para inscrição dos trabalhadores e envio de arquivos de dados para a ferramenta da plataforma.

Actualmente, aproximadamente 800 empresas participaram no processo, estando a ser desenvolvido um trabalho conjunto de modo a integrar rapidamente mais empresas e organizações oriundas de todos os sectores. «Recentemente fizemos o lançamento global da plataforma e, em breve, iremos incluir empregos do sector da administração pública. Desta forma, esperamos ver um forte e contínuo fluxo de trabalho, à medida que a plataforma se continua a expandir, mas teremos uma imagem mais completa conforme avançarmos», assegura a mesma fonte.

Neste momento, a plataforma estará disponível para empresas comerciais, afirmando a Accenture que existem planos para as que as principais autoridades e stakeholders públicos, a vários níveis, possam participar, estando, neste momento, a ser consideradas possíveis vias de envolvimento.

 

A união como resposta
A plataforma tem como principais destinatários as empresas que tiveram que suspender as actividades dos seus colaboradores e as que precisam de admitir trabalhadores com urgência, para atender às actuais necessidades de contratação sem precedentes.

«A People + Work Connect agrupa informações relevantes de trabalhadores por categorias como localização e experiência, mas não inclui dados demográficos como o género», esclarece-se. Tendo sido projectada para permitir que as empresas tenham acesso às necessidades de talentos no país, a People + Work Connect fornece uma visão geográfica detalhada da procura pelos mesmos, por exemplo, o que as empresas que estão a contratar procuram e que tipos de empregos existem disponíveis e quando.

De acordo com a Accenture, «os empregadores também podem aplicar filtros por sectores, anos de experiência, cargos e visualizar contactos, de forma a garantir uma maior facilidade e uma transição mais simples entre as forças de trabalho».

Atendendo à gravidade da situação actual e ao seu impacto na economia, a Accenture acredita que as empresas sentem uma enorme pressão para manter os seus trabalhadores, evitando, sempre que possível, colocar estas pessoas no desemprego ou suspender as suas actividades, de forma a proteger a equipa. «Esta plataforma surge da necessidade de “estarmos presentes”, numa altura em que a economia e a sociedade precisam de nós. Uma das formas de contribuirmos foi através da criação de oportunidades de exposição de talentos, assegurando a realocação dos colaboradores noutros postos de trabalho, minimizando as consequências das tomadas de decisão de topo.»

Na visão da Accenture, agora mais do que nunca, importa apoiar para ter um impacto significativo junto de quem mais precisa. «A epidemia é um desafio global e a resposta não poderá ser outra que não a união entre os vários sectores, numa luta concertada para salvar a economia mundial e evitar, tanto quanto possível, a instabilidade dos cidadãos», afirma fonte oficial, «e, foi nessa perspectiva que criámos a People + Work Connect, num momento de distanciamento necessário, é imperativo que nos mantenha- mos perto e unidos, mesmo que de outras formas».

Embora a pandemia actual tenha sido o ímpeto do People + Work Connect, a plataforma continuará activa enquanto se perceber que acrescenta valor à comunidade empresarial. «É esse o objectivo», reforça a Accenture, «o aumento da colaboração pode promover o desenvolvimento de uma força de trabalho mais resiliente, e uma economia com um propósito de servir a todos». Com o tempo, a Accenture considera adicionar mais funcionalidades e aperfeiçoar progressivamente a plataforma, de acordo com as necessidades do mercado de trabalho.

 

Este artigo foi publicado na edição de Maio da Human Resources.

Ler Mais