Grupo FHC: Formação contínua e actualizada

No sector do medicamento, a formação é uma necessidade constante, e é por isso que o Grupo FHC conta com uma academia interna para desenvolver as competências dos seus colaboradores.

Pharma Academy é o nome da academia corporativa do Grupo FHC, criada em 2001 com o objectivo de complementar a formação dos seus profissionais na área da saúde. Com esta academia interna, o Grupo recorre a estudos e casos reais para actualizar os conhecimentos dos colaboradores e desenvolver as suas competências de acordo com as necessidades de cada função. Inês Madeira, directora de Capital Humano do Grupo FHC, explica à Human Resources Portugal os contornos desta academia e o seu impacto na formação dos colaboradores da empresa há mais de 20 anos.

Que necessidades levaram à criação da Academia Corporativa FHC Group, e que papel tem a mesma na estratégia do grupo?
O Grupo FHC tem vindo a crescer de forma estruturada e sustentada, procurando soluções que lhe permitam dar resposta aos desafios que se afiguram como proporcionais a esse crescimento. A área identificada como fundamental para a prossecução da estratégia de desenvolvimento do Grupo é, sem dúvida, a formação e desenvolvimento dos seus colaboradores.

A Pharma Academy surge como resposta a uma ambição de proporcionar um desenvolvimento de excelência dos colaboradores, garantindo a atractividade do Grupo FHC no mercado de trabalho, por um lado, e a retenção de talento por outro. A Pharma Academy assume, por isso, um pilar essencial na integração e motivação dos colaboradores, na formação contínua e valorização do seu percurso pessoal e profissional. A estes factores juntamos a proximidade que criamos com o meio académico e o propósito de construir soluções académicas flexíveis que respondam às reais necessidades da organização.

 

Quando é que foi criada e como se tem desenvolvido?
O projecto da Pharma Academy foi iniciado em 2021 e confere, actualmente, um investimento superior a 1 milhão de euros entre infraestruturas, equipamentos, tecnologia e recursos.

A este investimento juntamos a certificação pela Dgert, como entidade formadora certificada, em Dezembro de 2022, e o investimento em dotar os nossos colaboradores de formação pedagógica inicial para formadores. Acreditamos no valor que os nossos Key People podem transferir para as equipas de trabalho e, por isso, o forte investimento na passagem de conhecimento e competências interno.

 

Existe um conceito diferente da Academia Corporativa FHC Group, local e globalmente?
Sim, naturalmente. A nossa oferta formativa assenta em percursos exclusivos na indústria e logística farmacêutica. Só desenhamos e executamos formação na área farmacêutica. A especificidade da nossa oferta formativa é um conceito único no meio onde estamos inseridos, quer localmente quer da área de negócio. Importa realçar que, no que respeita à área de negócio, o Grupo FHC actua em toda a cadeia de valor do medicamento, conseguindo, através da Academia Corporativa, explorar um conceito único.

 

Quais as mais-valias que a academia corporativa proporciona como complemento à formação base?
O maior desafio de qualquer estudante reside na dificuldade em contextualizar a sua formação com a realidade laboral. A academia obvia esta dificuldade pois permite ao colaborador desenvolver os seus conhecimentos exercendo, concomitantemente, a sua actividade profissional. Este enquadramento patrocina a aquisição e processamento de conhecimentos advindos da formação. Sem dúvida esta é a grande mais-valia da academia.
Proporcionamos aos nossos colaboradores formação contínua e de actualização, com percursos formativos adaptados às reais necessidades das empresas e dos colaboradores.

 

Que competências pretendem desenvolver nos colaboradores?
Na base da construção do projecto da Pharma Academy FHC Group estão as áreas da cadeia de valor do medicamento e, por esse motivo, as competências que nos propomos a desenvolver são nas seguintes áreas: Gestão Logística Farmacêutica; Gestão Industrial Farmacêutica; Gestão de Manutenção Industrial, Robótica & IT Farmacêutica; Gestão Comercial & Negociação Farmacêutica; Investigação, Desenvolvimento e Inovação Farmacêutica e Desenvolvimento Capital Humano & Liderança. Naturalmente, não são áreas estanques, mas antes dinâmicas que irão evoluir mediante evolução da área de negócio.

 

Esta formação é para todos os escalões e perfis de colaboradores?
O plano de formação e actividades da Pharma Academy destina-se, de forma transversal, a todos os colaboradores, em função das necessidades dos próprios e dos departamentos. Apontamos como exemplo os percursos formativos exclusivos da indústria farmacêutica, pós-graduações e programas de formação executiva. Conseguimos, de forma transversal e mediante necessidades tão díspares, agregar e responder a um dos pilares estratégicos na gestão de capital humano, o desenvolvimento dos nossos colaboradores.

 

É uma academia que funciona apenas com colaboradores internos ou está aberta ao exterior?
O nosso objectivo é a formação interna, apesar de estarmos preparados para realizar actividades formativas para parceiros.

 

Como é definido o plano do colaborador? É proposto pela empresa ou totalmente criado pelo colaborador?
O plano de formação do colaborador é desenhado com base na posição que vem ocupar no grupo. No onboarding todos os colaboradores recebem a formação caracterizada de obrigatória para a empresa e função. Adicionalmente, no momento de avaliação de desempenho anual, é feito o levantamento de necessidades formativas junto dos superiores hierárquicos e dos próprios colaboradores. É a partir da análise das diferentes necessidades, a par da estratégia definida pela administração que se constroem os percursos formativos individuais.

 

Como é que a Academia Corporativa se adaptou aos novos tempos, principalmente com o surgimento da pandemia?
Acompanhámos a evolução e adaptação da forma como é ministrada a formação. Como tal, temos dado uma importância acrescida ao uso das plataformas informáticas, como é o caso do Moodle e Teams.

 

Como têm comunicado esta Academia? E que receptividade têm sentido por parte dos colaboradores?
Comunicamos, fundamentalmente, através dos meios de comunicação interna, nomeadamente através do Portal do Colaborador e e-mail. Tendo em consideração a adesão e novas solicitações, considero que tem havido uma grande adesão a este projecto.

 

Esta é uma forma de contornar a escassez de talento ou das competências que necessitam?
Diria que é uma forma de adaptar o conceito dos alfaiates a esta área específica, isto é, sabemos quais são as nossas necessidades e sabemos qual a formação que devemos ministrar para colmatar as referidas necessidades. Acresce a estes dois princípios a vantagem do conhecimento da organização por parte de quem organiza e ministra a formação.

 

Quais as metodologias da Academia Corporativa do Grupo FHC e de que forma são inovadoras face ao mercado?
Concordamos que há inovação relativamente aos modelos de formação adoptados e exclusividade no conceito uma vez que a nossa formação se realiza apenas na área farmacêutica. O estudo e análise de casos reais permite-nos o recurso a metodologias actuais, possibilitando aos nossos formandos a adequação real às diversas situações do dia-a-dia.

 

Que desafios e resultados esperam alcançar no decorrer de 2023?
Precisamos de adequar a oferta com a procura. Esperamos que os nossos colaboradores sintam a diferença desta formação. Não temos nenhuma dúvida que o caminho que tentamos percorrer inclui uma dinâmica muito estreita com todos os estabelecimentos de ensino, quer a nível profissional quer académico. Considero que esta cooperação e dinâmica seja fundamental na criação de um contexto laboral e académico mais pragmático

 

Como vêem a evolução das universidades corporativas/ escolas / academias em Portugal? Que tendências observam para o futuro?
Acreditamos que o futuro da formação passará em muito pela aplicação das novas tecnologias relacionadas com a Inteligência Artificial e Realidade Aumentada. A capacidade de criação de ambientes virtuais de treino efetivo de soft skils permitirão, num futuro próximo, incrementar a eficiência e eficácia da formação ministrada por parte das empresas. O desenvolvimento de competências ligadas ao controlo de key performance indicators, mobilização e motivação de equipas, comunicação e competências de inovação e transformação do negócio poderá ser devidamente ajustado à realidade de determinada empresa recorrendo, para o efeito, ao uso das citadas tecnologias.

 

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Academias” na edição de Março (n.º 147) da Human Resources, nas bancas.

Caso prefira comprar online, tem disponível a versão em papel e a versão digital.

Ler Mais