Grupo Global Media tem nova directora de Grande Reportagem e Investigação

Alexandra Borges vai ser a nova directora de Grande Reportagem e Investigação do Grupo Global Media.

Nove meses depois de ter deixado a TVI onde esteve nos últimos 20 anos, a jornalista volta ao activo para conduzir um novo projecto de jornalismo de investigação, a convite do presidente deste grupo de media.

A nova directora de grande reportagem e investigação do grupo Global Media terá uma equipa própria e autonomia para gerir de forma livre todas as suas investigações jornalísticas.

Em 2019, um estudo da Universidade Católica considerou-a a terceira jornalista mais influente de Portugal.

Alexandra Borges começou a trabalhar como produtora da TVE, SA (televisão espanhola) em Portugal quando ainda era estudante de comunicação social da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Em 1992, foi convidada para integrar os quadros das duas televisões privadas (SIC e TVI) mas optou pelo convite da RTP para integrar o grupo de jornalistas do Telejornal onde esteve até 2000 e fez a cobertura de vários cenários de conflito em Angola, Bósnia e Afeganistão.

Passou pela CNN, em Atlanta, pela Globo, no Rio de Janeiro e deu aulas de jornalismo como docente num Instituto de Ensino Superior.

Em 2000, aceitou o convite da TVI, através de José Eduardo Moniz, onde faz a cobertura do 11 de Setembro nas Torres Gémeas, em Nova York, e passa a integrar uma equipa de grande reportagem de onde só sai, dezanove anos depois, para apresentar um programa de investigação com a sua assinatura.

O programa de informação “Alexandra Borges” era emitido às terças-feiras à noite e chegou a ser nomeado na categoria de melhor programa de informação da televisão portuguesa nos prémios Troféus Impala de 2020.

Individualmente, Alexandra Borges venceu várias vezes o prémio AMI- jornalismo contra a indiferença, em 2016 foi distinguida no Dia da Mulher, ao lado de Fátima Campos Ferreira, Maria José Rita e Mercedes Pinto Balsemão e, em 2018, ganhou o prémio Impala para a melhor reportagem da televisão portuguesa com o “Segredo dos Deuses”. Um ano depois venceu na categoria de melhor jornalista/repórter e em 2019 foi distinguida como a Personalidade Feminina do ano em televisão pela Revista Lux.

Ler Mais