Grupo Novartis Portugal tem novo líder

A liderança do Grupo Novartis em Portugal está agora entregue a Simon Gineste, director geral da Novartis Farma desde Janeiro de 2021, posição que acumula com a da presidência do Grupo.

Nesta função, o responsável será o embaixador do Grupo, liderando a agenda de relações públicas externas da empresa e promovendo uma integração interna e externa entre as Divisões que compõem o Grupo: Farma, Oncologia, Sandoz, AAA e Novartis Gene Therapies. Sucede assim a Cristina Campos que liderou a Novartis Farma Portugal como directora-geral desde meados de 2012 até Dezembro de 2020, tendo assumido funções internacionais na Novartis Global Health, em Janeiro de 2021, acumulando a presidência do Grupo Novartis Portugal ainda ao longo de 2021.

Simon Gineste tem uma experiência sólida em funções comerciais e estratégicas, com uma forte motivação na liderança de pessoas. Nasceu em França, onde viveu e estudou, formando-se em gestão e onde iniciou a sua carreira e fez um MBA na ESADE em Barcelona.

Entrou na Novartis Espanha em 2007 e a partir daí desenvolveu a sua carreira, passando por diversas funções e assumindo a estratégia e a liderança de equipas de Vendas e Marketing, até ao cargo de director na área da Insuficiência Cardíaca para a Região Europa. Antes de ingressar na Novartis Portugal, ocupava a função de director da Área Cardiovascular, Renal e Metabólica na Novartis Espanha.

No último ano, liderou a transformação do modelo organizacional e de negócio da Novartis Farma, tendo em vista a construção de uma organização mais aberta ao exterior e um melhor diálogo com clientes e parceiros, centrado em responder a necessidades concretas do doente, do profissional de saúde e do sistema de saúde e na criação de valor para além das terapêuticas que a companhia disponibiliza em Portugal.